Home Esportes Grêmio encurta distância e vira sombra do São Paulo por vaga direta na Libertadores

Grêmio encurta distância e vira sombra do São Paulo por vaga direta na Libertadores

6 Primeira leitura
Comentários desativados em Grêmio encurta distância e vira sombra do São Paulo por vaga direta na Libertadores
0
36

Vitória sobre o Atlético-MG foi fundamental para pretensões gremistas — Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Vitória gaúcha, somada a empate paulista, torna briga acirrada pelo G-4 no Brasileirão

Após 32 rodadas, o time de Renato Gaúcho soma 55 pontos, na quinta colocação – o São Paulo, em quarto, tem 57. De acordo com a média dos pontos corridos – desde 2006 –, precisa chegar aos 63 ao fim dos seis jogos que restam para o fim do Campeonato Brasileiro (55,2%). Neste caso, a situação é até confortável, pois faltariam oito pontos para tanto, ou 44% de aproveitamento.

Porém, o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, dá 45% de chances para o Grêmio atingir a meta. E alerta que este Brasileirão é um dos mais disputados na ponta de cima. O número “mágico” para o G-4 seria 68. Ou seja, o Grêmio precisaria somar mais 14 pontos, o que corresponde a um rendimento de 77,7%.

PROBABILIDADES DE G-4

Projeção Pontuação após 38 rodadas Do que o Grêmio precisa
Média dos pontos corridos 63 pontos 8 pontos em 6 rodadas, ou 44%
Aprov. do atual 4º (São Paulo) 67 pontos 13 pontos, ou 72%
Infobola 68 pontos 13 pontos, ou 72%

É o mesmo caso se o tricolor paulista mantiver o desempenho atual. Com 59,4%, atingiria 67 pontos. Assim, os gaúchos necessitariam somar ao menos 68, para não depender de critérios de desempate.

– Infelizmente, é o que nos restou. Tenho certeza que todo mundo ficou muito triste pelo que aconteceu na Libertadores. Mas agora é virar a página. A gente tem um objetivo dentro do Campeonato Brasileiro bem claro, que é conseguir essa vaga. E precisamos muito do apoio deles (torcedores) – afirmou Ramiro.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contabiliza somente a possibilidade de Libertadores para o G-6, com as duas vagas que levam à fase eliminatória da competição, que já começa em janeiro. Para garantir um destes postos, 59 pontos seriam suficientes.

Ramiro pede o apoio da torcida na reta final do ano — Foto: Lucas Uebel/Divulgação GrêmioRamiro pede o apoio da torcida na reta final do ano — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Ramiro pede o apoio da torcida na reta final do ano — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

No Brasileirão do ano passado, o Grêmio chegou a brigar com o Corinthians pelo título. Mas as chances diminuíram a partir do momento que o tri da América se avizinhava. O rendimento caiu, e o Tricolor terminou no quarto lugar que hoje lhe convém. Fez 62 pontos, com 54,3% de aproveitamento.

– O importante é se manter concentrado, focado. Faltam seis jogos no Brasileiro agora. Temos que fazer grandes jogos, como foi aqui hoje (sábado, contra o Atlético-MG), para que a gente possa ficar entre os quatro e ir direto para a Libertadores ano que vem – disse Alisson.

Com a semana cheia para trabalhar e recuperar lesionados, como Maicon, Kannemann e Luan, o Grêmio volta aos treinamentos na tarde desta terça-feira. No próximo domingo, enfrenta o Vasco, na Arena, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o quinto colocado, com 55 pontos.

fonte: globoesporte.com

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Esportes
Comentários estão fechados.

Veja Também

Maximiliano de Almeida joga bem mas não consegue segurar o contra ataque de Ipiranga do Sul

A Equipe da casa foi derrotada por 4 a 3, porem o placar não condiz com a partida disputad…