Home Colunistas Hidrocele comentário Dr. José David Kartabil

Hidrocele comentário Dr. José David Kartabil

6 Primeira leitura
Comentários desativados em Hidrocele comentário Dr. José David Kartabil
0
240
Pode ser uni ou bilateral, de etiologia congênita ou adquirida. Acomete com maior frequência bebês e adultos acima de 45 anos.
Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade.
Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um pediatra, no caso do bebê, ou um urologista,para confirmar o diagnóstico de hidrocele.
O Urologista irá examinar a região íntima, e tocar para verificar se existe sinais de dor, ou qualquer outra alterações que indique a possibilidade de ser outra doença, para esclarece, confirmar ou afastar outras patologias poderá ser solicitado uma ultrassonografia dos testículos, além de exames de sangue (marcadores tumorais).
Em adultos, um pequeno volume de líquido envolve os testículos e tem como função lubrificar esse órgão. Entretanto, quando ocorre algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, surge a hidrocele. Essa é a etiologia da hidrocele e pode ser causada por processos inflamatórios em estruturas vizinhas ao testículo, traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou até mesmo tumores.
Na maior parte dos casos o hidrocele no bebê não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano de idade. No caso de homens adultos pode ser indicado esperar 6 meses para verificar se o líquido desaparece sozinho, porém, quando está causando muito desconforto ou aumenta de tamanho ao longo do tempo, há indicação de uma pequena cirurgia com anestesia geral ou bloqueio raque-medular para remover o hidrocele do escroto.
fonte: www.kartabiluro.com

Dr. José David Cartabil, atende junto ao CIS, Centro Integrado de Saúde, urologia em geral, cálculos e cólicas renais, disfunção erétil, doenças sexualmente transmissíveis, cirurgias minimamente invasivas, procedimentos médicos e de urgência clínicos e cirúrgicos.

Dr. José David Cartabil Urologista

Telefone (054) 3343-1020, atendimento também em Machadinho na Clínica Machadinho pelo telefone 3551-1211.

Formou-se em Medicina em 1994, na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). É oficial da Reserva do Exército, onde trabalhou como Médico na Amazônia. Após esse período, em 1996 e 1997, fez especialização em Cirurgia Geral, no Hospital Santa Rita. Em seguida fez Especialização em Urologia na Santa Casa de Belo Horizonte. Em 2000 entrou como Assistente Adjunto no Serviço de Urologia do Grupo Hospitalar Santa Casa e em seguida Assistente Efetivo, além de preceptor e coordenador Adjunto do Serviço de Urologia, credenciado Pleno pelo MEC e SBU, onde ajudou na formação de inúmeros residentes até o final de 2017.

Fez curso em laparoscopia em Goiânia em 2006. Também participou do Serviço de transplante Renal da Santa casa, até 2009, tendo feito treinamento em transplante no Hospital do Rim, em São Paulo. Além disso, realizou cursos de endourologia (Nefrolito Percutânea, Ureterorenoflexível à Laser) e micro-cirurgia urológica no Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia (CEPEC/USP).

Pós-graduação em Cirurgia Robótica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA), incluindo o observership na Universidade de Miami.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, aprovado como especialista em 2003, onde foi tesoureiro da seccional De Minas Gerais, em dois mandatos consecutivos.

Faz parte como membro da Sociedade Americana e Européia de Urologia e da Confederación Americana de Urologia.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bruno Pelizzoni dos Santos
Carregar mais por Colunistas
Comentários estão fechados.

Veja Também

Panorama Agropecuário no município de Maximiliano de Almeida

              O escritório municipal da Emater/Ascar de Maximiliano de Almeida apresenta u…