MachadinhoNotícias

Machadinho passa a realizar o Teste da Linguinha

 

                A partir deste mês de junho o município de Machadinho passa a oferecer a população mais um serviço dentro do sistema público de saúde com o principal objetivo de trabalhar de forma preventiva. Além de ser referência no Teste da Orelhinha, agora oferece a população local o Teste da Linguinha.

                De acordo com a Fonoaudióloga, Juliana de Lima Theodoro, o trabalho está sendo iniciado no município com o objetivo de avaliar o recém-nascido a fim de viabilizar a amamentação e posteriormente questões relacionadas a fala. A profissional salienta a importância do teste para identificação precoce de problemas como dificuldades na amamentação, que pode desencadear o desapego na mamada e a diminuição da produção do leite.

                 A orientação é que o Teste seja realizado nos primeiros 3 a 5 dias de vida. Para facilitar o deslocamento das mães, o agendamento é feito aliado ao calendário de vacinas, onde são realizados o Teste da Orelhinha e então o Teste da Linguinha. Após o diagnóstico da alteração, o serviço de fonoaudiologia encaminha o recém-nascido para o serviço de odontologia. Conforme o Cirurgião Dentista, Cristiano Tauffer, a amamentação é umas das fases mais importantes para a vida do bebê e o Teste da Linguinha serve para facilitar a pegada na mama. O procedimento chamado de frenotomia é tão simples que após feito o “pique” para destravar a língua, o bebê já sai mamando. O teste da linguinha é indolor e muito simples, feito a partir da análise do frênulo lingual do recém-nascido com a observação da cavidade oral e elevação da língua.

                Cabe ressaltar que o Município de Machadinho é referência na região com o Teste da Orelhinha, realizando o exame também para os municípios de: São José do Ouro, Maximiliano e Almeida, Paim Filho e Barracão.

Ouça a Entrevista:

Assista a reportagem: Veja Mais Fotos: Fonte: Prefeitura de Machadinho/Rs]]>

Botão Voltar ao topo