Sábado 16 de Dezembro de 2017
WhatsApp

54 999622914

Reunião sobre o transporte universitário gratuito foi realizada em Machadinho - Destaque News

Educação

09/08/2017 às 15h35 - Atualizada em 11/08/2017 às 11h38

Reunião sobre o transporte universitário gratuito foi realizada em Machadinho

Lucas Paixão
Machadinho - RS
FONTE: Rádio Interativa/Destaque News

Estudantes universitários e Administração Municipal de Machadinho se reuniram nesta última terça-feira (08). Fotos: Lucas Paixão

Uma reunião entre a Administração Municipal de Machadinho e a Associação dos Estudantes de Machadinho foi realizada nesta última terça-feira (08), a partir das 13 horas, no gabinete do Prefeito Municipal. Em torno de cinquenta pessoas estiveram presentes na reunião, dentre elas o Prefeito Municipal de Machadinho Sr. Hamilton, o Vice-Prefeito Sr. Alcir, a Coordenadora de Educação do município Professora Fabiana, assessoria jurídica da Administração Municipal, Vereador Rudi Maciel, estudantes universitários e pais. A Rádio Interativa esteve presente durante toda a reunião.



A reunião teve início com o Presidente da Associação dos Estudantes de Machadinho, Sr. Fabrício Taufer informando aos associados à necessidade de transição da diretoria da associação para o ano que vem. Ficou acordado entre os estudantes que essa decisão será avaliada e decidida em outro momento.



Outro assunto tratado na reunião foi o motivo que pode acarretar, a partir de 2018, um corte no benefício do transporte universitário dos estudantes em Machadinho. Hoje o transporte universitário é gratuito e levam os estudantes para Joaçaba, Erechim, Getúlio Vargas e Campos Novos. Até o final do ano de 2017 este benefício será mantido aos estudantes.



Em entrevista a Rádio Interativa o Prefeito Hamilton falou sobre o motivo do possível corte no valor do transporte universitário e que foi passado para os presentes na reunião: “A proposta oriunda da Câmara de Vereadores, a maioria dos vereadores votou pelo direito que tem, eu quero frisar é um direito da Câmara conforme um artigo, se eu não me engano, é o vigésimo nono artigo da Constituição Federal, que diz que sobre a receita tributária e mais as transferências, digamos assim efetivamente realizadas no exercício anterior sobre esse montante de 7% de direito da Câmara de Vereadores. Como direito nunca foi solicitado, nesse período todo da história de Machadinho, salvo melhor juízo. Sempre a Câmara de Vereadores utilizou em torno de 4,5% arredondando esses valores dessa Receita Tributária. Como não houve o pedido anterior, apresentação do plano plurianual, nosso contador então apresentou na Câmara de Vereadores, em uma assembléia pública os valores pautados em cima desses 4,5. Para surpresa nossa a câmara discutiu, avaliou e decidiu para solicitar 7%. Volto a dizer é um direito. Esse 7% significam na recomposição dos recursos para ação legislativa nos próximos quatro anos, um montante de 1 milhão e meio, 1 milhão 490mil setecentos e alguma coisa. Esso aí gera a colocação a disposição da Câmara de Vereadores de quase 373 mil por ano. Então o que se apresentou então para o executivo é de onde buscar esses 372 mil por ano, a partir do ano que vem 2018, 2019, 2020, 2021 já que o PPA ele representa todo uma ação dos três anos da atual gestão e mais o primeiro ano da gestão seguinte, então de onde buscar. Então os estudantes preocupados  e seus pais preocupados vieram também ouvir por parte do executivo a atual situação (...). Houve uma reunião com a Câmara de Vereadores, onde a Câmara de Vereadores pautou então o seu entendimento, nós colocamos o nosso entendimento e ficou muito bem claro, se entende como legal essa colocação a disposição desse valor, então mais 372 mil, não são 272 mil por ano, são mais 372 mil por ano. E de onde o gestor público irá retirar. Existem muitas propostas, muitas possibilidades e discutimos então com a Associação dos Estudantes esta realidade. E o que nós teremos que fazer de agora em diante para resolvermos a situação ou, eu acho que é o bem melhor, que se use aí legislativo, executivo um bom senso de chegarmos em um denominador comum”.



O Presidente da Associação dos Estudantes de Machadinho Sr. Fabrício Taufer falou a respeito do que foi relatado pelo poder executivo aos estudantes e quais as medidas que a associação irá tomar: “Nessa questão do que o pessoal do executivo passou para nós desse possível corte, eles deixaram muito bem explicado que nesse ano não será efetuado nenhum tipo de corte. Possivelmente possa a vir acontecer algo para o próximo ano, isso tudo depende de uma ajuda vinda do poder legislativo, perante essa questão de auxilio esse aumento no valor orçado para 7% para o corpo legislativo. Então depois de toda a explicação tanto do Hamilton, como do Vice-Prefeito Tir, que da parte deles ele não podem fazer nada ao nosso favor e que eles necessitam que nós vamos em busca dos vereadores e vejam com eles essa questão de uma mudança de idéia, de opinião perante a utilização desse recurso. Então nós agora depois dessa conversa que ficou muito bem esclarecido todos os pontos, vamos sentar com todos os vereadores e buscar de eles mudarem sua opinião e voltarem atrás do que foi proposto desse aumento no orçamento a ser repassado no ano que vem junto a Câmara de Vereadores. Porque através dessa situação consequentemente o poder  executivo conseguirá manter todo o auxílio para os estudantes e assim não acarretará nenhum tipo de problema. Então o passo próximo nosso perante a associação será marcar uma reunião agora para essa semana com todos eles para que a gente possa esclarecer melhor a situação e explanar todo o nosso problema e o que isso pode vir ocasionar a todos os estudantes caso ocorra algum tipo de corte.”



Ouça abaixo o áudio da entrevista completa com o Prefeito Municipal de Machadinho Sr. Hamilton Lauer Centeleghe e com o Presidente da Associação dos Estudantes de Machadinho Sr. Fabrício Taufer:



 




ESTA MATÉRIA FOI VISTA 1421 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Destaque News
Editoriais
© Copyright 2017 | Destaque News | Todos os Direitos Reservados | Hospedado por PAGE UP SOLUTIONS