Home Colunistas Vasectomia comentário Dr. José David Kartabil

Vasectomia comentário Dr. José David Kartabil

6 Primeira leitura
Comentários desativados em Vasectomia comentário Dr. José David Kartabil
0
221
Vasectomia (cirurgia esterilizadora do homem) indicada para homens que não querem mais ter filhos, é um procedimento de pequeno porte que dura cerca de 30 minutos, realizado sob anestesia local na maioria das vezes, com dois pequenos cortes no saco escrotal, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação é rápida, sendo indicado o uso de bolsa de gelo e suspensório escrotal no primeiro dia, além de repouso relativo, principalmente em relação a atividade extenuantes e procurar não andar de bicicleta, moto ou cavalo nos primeiros dias pós cirurgia .
No Brasil existe a Lei 9.263 que regulamenta a vasectomia:
– só é permitida a cirurgia em homens com mais de 25 anos ou, pelo menos, 2 filhos vivos;
– é necessário aguardar 60 dias entre a indicação da cirurgia e a realização da mesma;
– para homens em união conjugal estável, é obrigatório o consentimento da companheira.
Na cirurgia é realizada a ligadura do ducto deferente de cada lado (canal que leva os espermatozóides de cada testículo ao pênis), um método de contracepção muito seguro,torna o homem estéril, sem interferência na potência sexual. Nos humanos, a maior parte do volume ejaculado é proveniente das vesículas seminais (50-80%) e da próstata (15-30%), e apenas 10% é derivado dos testículos, portanto a vasectomia praticamente não altera o volume ejaculado pelo homem.
É fundamental realizar um exame de espermograma entre 30 e 60 dias após a cirurgia ou 20 a 30 ejaculações, para o urologista constatar a eficácia da operação e só então dispensar o paciente do uso de métodos contraceptivos (como a camisinha ou anticoncepcionais).
fonte: www.kartabiluro.com

Dr. José David Cartabil, atende junto ao CIS, Centro Integrado de Saúde, urologia em geral, cálculos e cólicas renais, disfunção erétil, doenças sexualmente transmissíveis, cirurgias minimamente invasivas, procedimentos médicos e de urgência clínicos e cirúrgicos.

Dr. José David Cartabil Urologista

Telefone (054) 3343-1020, atendimento também em Machadinho na Clínica Machadinho pelo telefone 3551-1211.

Formou-se em Medicina em 1994, na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). É oficial da Reserva do Exército, onde trabalhou como Médico na Amazônia. Após esse período, em 1996 e 1997, fez especialização em Cirurgia Geral, no Hospital Santa Rita. Em seguida fez Especialização em Urologia na Santa Casa de Belo Horizonte. Em 2000 entrou como Assistente Adjunto no Serviço de Urologia do Grupo Hospitalar Santa Casa e em seguida Assistente Efetivo, além de preceptor e coordenador Adjunto do Serviço de Urologia, credenciado Pleno pelo MEC e SBU, onde ajudou na formação de inúmeros residentes até o final de 2017.

Fez curso em laparoscopia em Goiânia em 2006. Também participou do Serviço de transplante Renal da Santa casa, até 2009, tendo feito treinamento em transplante no Hospital do Rim, em São Paulo. Além disso, realizou cursos de endourologia (Nefrolito Percutânea, Ureterorenoflexível à Laser) e micro-cirurgia urológica no Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia (CEPEC/USP).

Pós-graduação em Cirurgia Robótica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA), incluindo o observership na Universidade de Miami.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, aprovado como especialista em 2003, onde foi tesoureiro da seccional De Minas Gerais, em dois mandatos consecutivos.

Faz parte como membro da Sociedade Americana e Européia de Urologia e da Confederación Americana de Urologia.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Colunistas
Comentários estão fechados.

Veja Também

Defesa do Grêmio sofre com gols cedo e tem queda de rendimento no 2º turno; confira

Equipe levou 10 gols em 10 partidas no returno, sendo quatro antes dos 15 minutos iniciais…