Home Notícias 21% da população do Rio Grande do Sul já foi vacinada com a primeira dose

21% da população do Rio Grande do Sul já foi vacinada com a primeira dose

6 Primeira leitura
0
0
7

O Rio Grande do Sul já imunizou um total de 2.457.497 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, segundo o governo gaúcho. O Estado tem 11.329.605 de habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que corresponde a 6% da população nacional. O total de pessoas vacinadas com a primeira dose representa mais de 21% da população gaúcha.

Outras 1.031.033 pessoas já receberam a segunda dose no RS, chegando a um total de 3.496.330 indivíduos do grupo prioritário imunizados com uma ou duas doses.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o Dia das Mães, domingo (9), foi de vacinação contra Covid-19 na tenda instalada no estacionamento externo do shopping Bourbon Country pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com entidades setoriais. Foram imunizadas 602 pessoas.

A estrutura, inaugurada neste fim de semana, seguirá atendendo públicos prioritários da vacinação contra Covid-19 até 30 de maio. Com a ação do domingo, o fim de semana registrou o número de 5.446 pessoas imunizadas contra a doença na cidade.

Nesta segunda-feira (10), a SMS manterá o atendimento a pessoas com comorbidades acima de 40 anos, grávidas, puérperas até 45 dias depois do parto – ambas acima dos 18 anos – pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos, pessoas com Síndrome de Down, idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas vivendo com HIV/Aids. Também haverá administração da segunda dose para pessoas imunizadas com a vacina AstraZeneca há mais de 12 semanas.

O atendimento será realizado em 34 unidades de saúde, na tenda do Bourbon Country, no drive-thru da PUC e em 21 farmácias parceiras da SMS na campanha (veja a lista abaixo). Pessoas com HIV podem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11, bairro Santa Tereza) ou o SAE do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar – Centro Histórico).

As farmácias retomam a vacinação contra Covid-19. Serão 21 lojas, que atenderão os públicos da campanha e estudantes de ensino superior e técnico de cursos da área da saúde cujos nomes foram enviados à Diretoria de Vigilância em Saúde/SMS em listas.

Nas unidades de saúde e nos SAE, o horário é das 8h às 17h; nas farmácias, na tenda e no drive-thru, das 9h às 17h (exceto a Panvel do Iguatemi, que abre às 10h).

No momento da vacinação, é necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre, documento de identidade com foto, além de original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame. As gestantes podem levar também a carteirinha de acompanhamento do pré-natal.

Nesta segunda-feira, a SMS receberá uma remessa de 11.030 doses de vacinas CoronaVac, para segunda dose de pessoas vacinadas há mais de 28 dias. O detalhamento da operação, que tem início marcado para terça-feira (11), será apresentado pela secretaria na segunda-feira.

Fonte – O sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Mateus Giequelin
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Bombeiros voluntários de Machadinho atendem ocorrência de incêndio veicular

Na manhã desta quinta-feira (10) a Corporação de Bombeiros Voluntários de Machadinho receb…