Home Destaque Alex Maurilio Winck é ordenado diácono permanente em Machadinho

Alex Maurilio Winck é ordenado diácono permanente em Machadinho

7 Primeira leitura
0
0
47

No dia 17 de abril de 2021 a Diocese de Vacaria celebrou a ordenação diaconal de Alex Maurilio Winck, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Machadinho. Alex integrou a Escola Diocesana de Diáconos e tomou como lema de ordenação “já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Respeitando os cuidados sanitários exigidos por este tempo pandêmico, a Missa de ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Além deste, estiveram presentes os familiares mais próximos do ordenado, alguns representantes do clero diocesano e os candidatos que ainda serão ordenados. A celebração contou com transmissão através das redes sociais e da rádio local.

Em sua homilia, Dom Sílvio, dirigindo-se ao ordenando, destacou que “não é uma ideia, nem uma doutrina, muito menos uma emoção, que te fará viver intensamente o diaconato, mas o fato de um dia ter experimentado Jesus Cristo. Ele é o centro e a razão última de tua e de nossa vocação”. Fazendo referência ao lema assumido, novamente dirigindo-se ao ordenando, o Bispo Diocesano refletiu que “a carta aos Gálatas te recordará permanentemente que é o incalculável amor de Deus por ti e por todos, que te impulsionará a ir, a sair em missão, a vencer os desafios, na dupla tarefa de cuidar da tua família e de colaborar com o teu bispo e com o teu pároco no cuidado do rebanho de Deus”. Por fim, destacou que “a missão específica do diácono mostra constantemente à Igreja a centralidade da Palavra e da caridade”

Ao final da celebração, o diácono Alex agradeceu a todos que colaboraram em sua caminhada vocacional.

Escola Diaconal

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 5 já foram ordenados e outros 9 ainda serão ordenados, com datas a serem divulgadas.

O ordenado

Alex Maurilio Winck é natural de Machadinho e possui 29 anos. Filho de Joelito Imberth Winck e Edinára Alves de Miranda, é casado com Camila Daiane Rosa Winck, com quem tem um filho de 2 anos, Eduardo Rosa Winck.

Na Paróquia de Machadinho, foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, exerceu o ministério de leitor e acólito. Também integrou os movimentos CLJ Cursilho, além de ser catequista. Atualmente é coordenador de liturgia na referida paróquia.

O Neo-diácono é formado em Educação Física. Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino de Machadinho, de modo especial no Ensino Fundamental – Séries Finais, com as disciplinas de Educação Física e Ensino Religioso.

Próximas Ordenações

Em março de 2020, foram ordenados diáconos permanentes Gabriel Lusiano Chedid, Marcos Da Boit Suzin, Nelson Francisco Benvenutti e Renato Claro de Lima na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira. Com o início da pandemia, as demais ordenações foram adiadas, voltando a acontecer agora. Nos próximos meses, em datas a serem confirmadas, serão ordenados: Ênio Finardi, José Luciano, Rodrigo e Rudimar, na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria; Cresio, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha; Ênio Zanette e Anildo, na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; Algeu, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tupanci do Sul; Hilário, na paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria

Imagens: Adilson Costa/Studio Deni

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Vacinação contra Brucelose ocorre neste mês de maio em Machadinho

O produtor rural deve ficar atento ao cronograma de vacinação contra a brucelose no municí…