MachadinhoNotíciasRegião

Alex Maurilio Winck é ordenado diácono permanente em Machadinho

No dia 17 de abril de 2021 a Diocese de Vacaria celebrou a ordenação diaconal de Alex Maurilio Winck, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Machadinho. Alex integrou a Escola Diocesana de Diáconos e tomou como lema de ordenação “já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Respeitando os cuidados sanitários exigidos por este tempo pandêmico, a Missa de ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Além deste, estiveram presentes os familiares mais próximos do ordenado, alguns representantes do clero diocesano e os candidatos que ainda serão ordenados. A celebração contou com transmissão através das redes sociais e da rádio local.

Em sua homilia, Dom Sílvio, dirigindo-se ao ordenando, destacou que “não é uma ideia, nem uma doutrina, muito menos uma emoção, que te fará viver intensamente o diaconato, mas o fato de um dia ter experimentado Jesus Cristo. Ele é o centro e a razão última de tua e de nossa vocação”. Fazendo referência ao lema assumido, novamente dirigindo-se ao ordenando, o Bispo Diocesano refletiu que “a carta aos Gálatas te recordará permanentemente que é o incalculável amor de Deus por ti e por todos, que te impulsionará a ir, a sair em missão, a vencer os desafios, na dupla tarefa de cuidar da tua família e de colaborar com o teu bispo e com o teu pároco no cuidado do rebanho de Deus”. Por fim, destacou que “a missão específica do diácono mostra constantemente à Igreja a centralidade da Palavra e da caridade”

Ao final da celebração, o diácono Alex agradeceu a todos que colaboraram em sua caminhada vocacional.

Escola Diaconal

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 5 já foram ordenados e outros 9 ainda serão ordenados, com datas a serem divulgadas.

O ordenado

Alex Maurilio Winck é natural de Machadinho e possui 29 anos. Filho de Joelito Imberth Winck e Edinára Alves de Miranda, é casado com Camila Daiane Rosa Winck, com quem tem um filho de 2 anos, Eduardo Rosa Winck.

Na Paróquia de Machadinho, foi Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, exerceu o ministério de leitor e acólito. Também integrou os movimentos CLJ Cursilho, além de ser catequista. Atualmente é coordenador de liturgia na referida paróquia.

O Neo-diácono é formado em Educação Física. Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino de Machadinho, de modo especial no Ensino Fundamental – Séries Finais, com as disciplinas de Educação Física e Ensino Religioso.

Próximas Ordenações

Em março de 2020, foram ordenados diáconos permanentes Gabriel Lusiano Chedid, Marcos Da Boit Suzin, Nelson Francisco Benvenutti e Renato Claro de Lima na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira. Com o início da pandemia, as demais ordenações foram adiadas, voltando a acontecer agora. Nos próximos meses, em datas a serem confirmadas, serão ordenados: Ênio Finardi, José Luciano, Rodrigo e Rudimar, na paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria; Cresio, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha; Ênio Zanette e Anildo, na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; Algeu, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tupanci do Sul; Hilário, na paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria

Imagens: Adilson Costa/Studio Deni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo