Home Geral Amazônia teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto, mostram dados do Inpe

Amazônia teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto, mostram dados do Inpe

9 Primeira leitura
0
0
21

Área é a segunda maior em cinco anos e é maior que a da cidade de Belém; Cerrado teve 189 km² de área sob alerta. Agosto marca o início da temporada de medições de desmatamento nos biomas brasileiros.

Amazônia Legal teve uma área de 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto, a segunda maior em cinco anos, mostram dados desta sexta-feira (11) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A área com alertas é cerca de 300 km² maior que a de Belém (PA). Já o Cerrado teve 189 km² de área sob alerta, o menor número desde 2018.

Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

O sistema aponta áreas com marcas de devastação que precisam ser fiscalizadas pelo Ibama, e não as taxas oficiais de desmatamento (veja detalhes mais abaixo nesta reportagem).

“Em agosto de 2020, foram 1.359km², a segunda maior marca para o mês desde o início da série histórica, porém 21% menor do que em 2019, quando tivemos a marca máxima para o mês, 1.714 km²”, disse, em nota, Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área de 8 estados (AcreAmapáAmazonasMato GrossoParáRondôniaRoraima Tocantins) e parte do Maranhão.

Os municípios que mais desmataram foram:

  1. Porto Velho: 96,79 km²
  2. São Félix do Xingu (PA): 73,31 km²
  3. Altamira (PA): 72,69 km²
  4. Lábrea (AM): 57,99 km²
  5. Novo Progresso (PA): 40,94 km²
  6. Itaituba (PA): 40,53 km²
  7. Colniza (MT): 35,14 km²
  8. Pacajá (PA): 25,15 km²
  9. Cujubim (RO): 24,73 km²
  10. Portel (PA): 24,55 km²
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Mateus Giequelin
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Círculo colorido ao redor do sol chama atenção de moradores de Passo Fundo

O fenômeno natural conhecido como “halo solar” pode ser visto em Passo Fundo n…