Home Notícias Assembleia recebe pacote de projetos para economia no RS

Assembleia recebe pacote de projetos para economia no RS

7 Primeira leitura
Comentários desativados em Assembleia recebe pacote de projetos para economia no RS
0
7
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governo do Estado apresentou, na quarta-feira, um pacote de projetos relacionados à economia e que foram enviados à Assembleia nesta quinta. Diante do cenário ainda incerto da pandemia, o objetivo das iniciativas é estimular a economia. Ao todo, são sete novos projetos de lei, além de outros dois que já haviam chegado ao Legislativo, um referente ao Pró-Etanol e outro à Lei Gaúcha de Inovação, que receberão pedido de urgência.

O Estado planeja uma reforma operacional do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi) e do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS), a implementação de um Marco Legal do Gás Natural, benefícios para silos metálicos e resinas, a facilitação para importação no Programa de Incentivos à Cadeia Produtiva de Veículos de Transporte de Carga (Procam/RS), contragarantias a empréstimos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (divididos em dois projetos de lei) e estímulo à aquicultura.

O pacote surge após o governo do Estado ter concluído as reformas e estar discutindo o processo de privatização da Corsan. Além disso, as propostas coincidem com o debate sobre a flexibilização das restrições da economia em função da pandemia. “Tivemos de tomar medidas restritivas que afetaram a economia e, dentro dessa lógica de apoio à retomada, estamos dando mais esse passo”, detalhou o governador Eduardo Leite (PSDB), na apresentação aos deputados da base, ao lado de secretários e do líder do governo, Frederico Antunes (PP).

Os projetos (veja detalhes):

Reforma operacional do Fundopem: A proposta prevê maior facilidade para aquisição do incentivo. O tempo médio para início da fruição cai para 282 dias, contra os 435 dias da legislação anterior. A documentação exigida também fica amais simples. A principal novidade se refere à criação do Fundopem Express, um incentivo sem financiamento, destinado a empresas de pequeno e médio portes.

Reforma do Proedi: A nova lei estende o benefício para atividades correlatas às indústrias (logística, serviços e armazenamento), com abatimento de 90% no valor da área para indústrias e de 50% para outras atividades. Outra possibilidade de inclusão é a de parceiros público-privados requererem o incentivo, com a possibilidade da criação de condomínios empresariais.

Contragarantias para captação de recursos pelo BRDE: Envolvem a oferta, por parte do governo do Estado, de contragarantias para que o BRDE possa captar fundos no exterior junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão dois programas: o Prosul, que busca captar US$ 100 milhões para investimentos em infraestrutura social, infraestrutura urbana, rural e turística em projetos a serem executados por prefeituras ou empreendedores privados dos três estados do Sul, e o Prosul Emergencial, que busca mitigar os efeitos econômicos do coronavírus, captando US$ 50 milhões.

Marco Legal do Gás Natural: Busca preparar o Estado para se inserir no novo mercado de gás, ampliando o acesso ao energético e incrementando as condições de suprimento. Prevê prazo máximo de 30 anos para futuras concessões, e não mais 50, e o cenário com a privatização da Sulgás.

Pró-Etanol: Foi encaminhado à Assembleia em dezembro de 2020 e, agora, pode ganhar regime de urgência.

Lei Gaúcha de Inovação: Enviado em novembro do ano passado. O governo também pediu urgência.

Aquicultura: Para compatibilizar sistemas produtivos de criação de espécies exóticas em cidades gaúchas.

ACESSE NA FONTE
Autor: RÁDIO GUAÍBA

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Bolsonaro nomeia coronel da PM como chefe da comunicação do governo

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta 6ª feira (16.abr.2021) André de Sousa Costa como …