Home Notícias Chuva avança do Uruguai para o Sul do Brasil

Chuva avança do Uruguai para o Sul do Brasil

7 Primeira leitura
Comentários desativados em Chuva avança do Uruguai para o Sul do Brasil
0
37

 

Chuva avança do Uruguai para o Sul do Brasil neste sábado com o deslocamento de uma frente fria. A instabilidade hoje (5) vai atingir, entretanto, apenas parte do Rio Grande do Sul e somente deve chegar aos demais estados do Sul do país durante o domingo.

Uruguai teve chuva forte a intensa com temporais de muitos raios nas últimas horas pela atuação de uma frente quente que se formou sobre o país com o avanço de uma massa de ar muito quente sobre o território gaúcho e o Norte da Argentina. Choveu muito forte na área de Montevidéu, inclusive com queda de granizo em alguns pontos, e as precipitações foram acompanhadas de muitas descargas elétricas.

O Instituto de Meteorologia do Uruguai (Inumet) chegou a emitir um alerta laranja por chuva forte e tempestades para diversos departamentos do país. A instabilidade, devido à curvatura da frente quente, é mais forte no Centro, no Sul e no Leste uruguaio, o que inclui as áreas da capital Montevidéu e de Punta del Este.

A tendência é que a chuva avance para departamentos do Norte do Uruguai no decorrer deste sábado à medida que a frente começará a se deslocar para o Norte agora como um sistema frontal frio, uma vez que o seu movimento (agora Norte para Sul) deixará de ser forçado por ar quente e passará a ser determinado por ar frio com deslocamento de Sul para Norte.

Chuva chega ao Rio Grande do Sul

A chuva avança do Uruguai para o Sul do Brasil por uma frente fria que começa a ingressar neste sábado no Rio Grande do Sul pelo Oeste e o Sul do Estado, mas o sol aparece em todo o território gaúcho durante a manhã.

A instabilidade será sentida no Oeste e no Sul mais da tarde para a noite ao passo que a tarde será de sol e calor nas demais regiões gaúchas. No final do dia, à noite, a chuva deve alcançar a área central do Estado com precipitação alcançando a região de Santa Maria e de Porto Alegre.

O mapa acima do modelo meteorológico alemão ICON, disponível ao nosso assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias, mostra quais áreas devem ter registro de chuva neste sábado. Como se vê, a instabilidade será maior no Uruguai com a chuva indo até o Oeste, o Sul e o Centro gaúcho.

Chuva mais ampla no domingo

Amanhã (6), a chuva deve alcançar mais áreas do Sul do Brasil à medida que a frente fria vai progredir mais para o Norte. No caso do Rio Grande do Sul, a Metade Norte terá abundante nebulosidade no decorrer do dia com céu encoberto a nublado e períodos de chuva com ocasionais aberturas em melhorias temporárias. Será o caso da área de Porto Alegre. Já na Metade Sul gaúcha, o tempo deve apresentar melhoria e a chuva cessar ao longo do domingo.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A frente fria vai levar chuva ainda para Santa Catarina e até o Sul do estado do Paraná durante o domingo, entretanto na maioria dos locais não são esperados altos volumes. Os territórios catarinense e paranaense, entretanto, ainda devem ter chuva no começo da semana, o que elevará os índices pluviométricos.

 

ACESSE NA FONTE
Autor: MetSul

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Ramirez não resiste à eliminação na Copa do Brasil e é demitido do Inter

Mesmo afastado por ter positivado para Covid-19, o treinador espanhol não suportou a press…