Home Destaque Círculo colorido ao redor do sol chama atenção de moradores de Passo Fundo

Círculo colorido ao redor do sol chama atenção de moradores de Passo Fundo

2 Primeira leitura
0
0
22

O fenômeno natural conhecido como “halo solar” pode ser visto em Passo Fundo na manhã desta quinta-feira (15).

Em imagens enviadas por um ouvinte da Planalto News FM 92.1, registradas no Bairro Maggi de Césaro, é possível ver o círculo colorido ao redor do sol.

O repórter Bruno Reinehr também registrou o fato, no Bairro São Luiz Gonzaga.

O fenômeno não é raro, porém, é incomum e difícil de acontecer.

Em cidades da região, como Soledade, Chapada e Boa Vista das Missões o fenômeno também pode ser visto.

Estael Sias, da Metsul Meteorologia, informou à Planalto News, que o halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta da chamada troposfera em altitudes, em geral, perto de dez quilômetros. Ocorrem na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado.

A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por isso, o halo é visto também ao redor da Lua às vezes.

Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o Paraguai nas últimas horas e a perturbação da atmosfera acabou gerando nuvens do tipo Cirrus com cristais de gelo que estão avançando de Norte para Sul, como se vê na imagem de satélite.

FONTE – RADIO PLANALTO

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Mateus Giequelin
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Pessoas com sangue tipo O teriam menos risco de contrair covid-19

Aquelas com sangue dos tipos A e AB estariam mais propensas a desenvolver sintomas graves …