Home Notícias Coronavírus: estamos vivendo uma guerra contra um inimigo invisível, diz professor de história

Coronavírus: estamos vivendo uma guerra contra um inimigo invisível, diz professor de história

3 Primeira leitura
Comentários desativados em Coronavírus: estamos vivendo uma guerra contra um inimigo invisível, diz professor de história
0
83
Publicidade Publicidade

Não é a primeira vez que a humanidade sofre com doenças devastadoras. Recentemente, o mundo vem lutando para combater o coronavírus. No entanto, outras doenças como lepra, peste bubônica, gripe espanhola, malária, tuberculose e HIV também dizimaram muitas pessoas durante os séculos.

Na manhã de ontem (19), a Uirapuru conversou com o professor de história, Maurício Paim, que fez um panorama das doenças que marcaram os séculos. De acordo com ele, os dois casos de doenças que marcantes a sociedade, num curto espaço de tempo, foi a peste bubônica e gripe espanhola. A peste bubônica, mais conhecida como peste negra, durou mais de 20 anos, a peste teve início em 1358, sendo então a peste na idade média.

De acordo com Paim, a doença dizimou quase dois terços da população europeia. A gripe espanhola começou na Europa e atingiu o Brasil. O professor explicou que na época várias entidade de saúde no Brasil tiveram início justamente na tentativa de combater a gripe espanhola.

Paim disse que agora com a pandemia do coronavírus, a população precisará mudar os hábitos de convivência, principalmente o de cumprimentar. Disse ainda que o coronavírus tem um alto potencial de transmissão, portanto, o combate é a um vírus invisível. Para o professor o percentual de alastramento do coronavírus é superior a muitas doenças que já enfrentamos. Salientou ainda uma fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quando ele diz que estamos em um estado de guerra.

Para Paim a situação que o mundo vive hoje, de combate a esse inimigo invisível, é semelhante as medidas que foram tomadas pelos governos em 1939 a 1945.

Ouça a entrevista com o historiador Maurício Paim:

O post Coronavírus: estamos vivendo uma guerra contra um inimigo invisível, diz professor de história apareceu primeiro em Rádio Uirapuru.

ACESSE NA FONTE
Autor: RÁDIO UIRAPURU

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Rio Grande do Sul vai aprimorar gestão de indicadores de internações para elaborar políticas públicas

Na transmissão ao vivo pela internet nesta segunda-feira (06), o governador Eduardo Leite …