Maximiliano de AlmeidaNotícias

CRAS de Maximiliano de Almeida esclarece sobre listagem de beneficiados pelo Auxílio Emergencial do Governo Federal

Após uma análise da listagem disponibilizada no portal transparência das pessoas que tiveram o auxílio emergencial concedido, referência maio/2020, percebemos que há vários nomes faltando na listagem de pessoas que foram auxiliadas no processo de solicitação e sendo contempladas e usufruído do benefício, bem como, outras que nem tem conhecimento do benefício lhes estar liberado.

Isso se deve por causa das pessoas estarem inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, geralmente desatualizado e foi concedido automaticamente, sem que a família o solicitou. O Cadastro Único é realizado para as pessoas que frequentam alguma atividade promovida pelo CRAS, tem como prazo de atualização a cada dois anos e a base de dados usada foi a do final de março/2020.

Diante disto, temos nos deparados com situações de que a família tem o nome na listagem, sem que talvez hoje preencham os requisitos do auxílio emergencial, e este é justamente o propósito da portal transparência, fazer o controle social.

Estar na lista quer dizer que tem o benefício foi liberado, cabe ao indivíduo sacar ou não, uma vez que apesar dos inúmeros cruzamentos de dados foi concedido.

Os órgãos do governo têm disponibilizados meios de fazer a devolução, seja de forma voluntária ou obrigatória, caso comprovada a concessão indevida, através do site https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao, o que temos recomendado para quem se julgar inelegível, que o devolva a união através da GRU, como já tem acontecido por parte dos munícipes por se julgaram que não deveriam receber.

Salientamos que é um programa federal, não é de responsabilidade dos municípios, no entanto, temos nos empenhados ao máximo para que todos os munícipes que preencham os requisitos sejam contemplados, sendo assim, essas e outras questões a equipe da Secretaria de Assistência Social/CRAS está à disposição para esclarecimentos.

Informações: 3397 1606 ou 996672884

Botão Voltar ao topo