Maximiliano de AlmeidaNotícias

É homologado o Decreto de Maximiliano de Almeida de Situação de Emergência devido à estiagem

Maximiliano de Almeida, decretou situação de emergência por conta da estiagem no dia 16 de março, teve o Decreto homologado apenas no dia 6 de abril e emitido no dia 7 no Diário Oficial da União.

A partir disso, serão feitas as solicitações de recursos para amenizar a situação que já prejudicou centenas de famílias no município. Além disso, com a homologação, os produtores podem solicitar a quitação de empréstimos e financiamentos de cunho agrícola e/ou qualquer tipo de cultura ou meio de sustento.

Com dados técnicos o profissional da Emater, Fábio Batistella destaca que os levantamentos técnicos e problemas já vinham sendo identificados e estudados ainda no início do mês de fevereiro. A maior quebra de produtividade está lavouras de soja com maior perda parte que ainda não foi colhida. No que se refere às culturas de milho, as quebras na primeira safra serão menores e é na lavoura da safrinha que a quebra será maior. Conforme Fabio, um dos problemas existentes encontra-se no setor leiteiro, já que o produtor enfrentará dificuldades na escassez de pastagem. As visitas para acompanhamento de dados foram realizadas de forma intensa e o resultado dos dados aponta mais de R$ 15 milhões de prejuízos.

 

A Prefeita Dirlei Bernardi dos Santos explica a cautela em decretar a situação de emergência e isso se justifica pela necessidade de levantamento real de dados tanto no meio rural como urbano, para posterior homologação de órgãos superiores. De acordo com Dirlei, a situação veio se agravando e os trabalhos dos últimos dias foram intensificados para transportar água em propriedades rurais e até mesmo para o abastecimento urbano, e maquinas e veículos da prefeitura foram usadas para limpeza e ampliação de açude e bebedouros de animais no interior.

Veja Fotos:

 

Fonte: Prefeitura de Maximiliano de Almeida

Botão Voltar ao topo