MachadinhoNotíciasSaúde

Febre Amarela – Vacinação em Machadinho é intensificada

            Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, a febre amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes. A transmissão é dada pela picada de mosquitos infectados não havendo transmissão direta de pessoa a pessoa. Uma doença perigosa que pode levar a morte. Neste sentido a imunização por meio da vacina é a eficaz ferramenta de prevenção e controle da doença.

            O registro de óbito confirmado em março deste ano no estado vizinho de Santa Catarina coloca o Rio Grande do Sul em estado de alerta e de intensivo movimento para a imunização de 100% da população. Deste modo a responsável pelo setor de vacinação de Machadinho e técnica em enfermagem, Tânia Menon atenta para a verificação de carteiras de vacinação para a certificação da vacina. É necessário que toda a população esteja imunizada e uma vez vacinado o indivíduo terá a proteção para o resto de sua vida. Nos casos de não haver registro de imunização a mesma será aplicada não tendo risco de dose repetida.

            Para não haver desperdício de doses, já que cada frasco após aberto possui vida útil, a vacinação contra a febre amarela é ofertada na UBS de Machadinho todas as quartas-feiras no período da tarde. Informações em caso de dúvidas podem ser direcionadas aos agentes comunitários de Saúde ou diretamente na sala de vacinas.

            Cabe destacar que a intensificação da vacinação contra a febre amarela em Machadinho não deve ser compreendida como alerta ou emergência, mais sim uma forma preventiva de garantir a imunização e a saúde do cidadão.

Ouça a Entrevista: fonte: Prefeitura de Machadinho]]>

Botão Voltar ao topo