Home Destaque Lagoa Vermelha registra queda de granizo e casas são danificadas pelo temporal

Lagoa Vermelha registra queda de granizo e casas são danificadas pelo temporal

4 Primeira leitura
0
0
190
Publicidade

 

Meteorologista confirma que fenômeno foi mais intenso do que o normal. Segundo a prefeitura do município, cerca de 500 casas foram atingidas.

Bruno Pozer / Arquivo Pessoal

O temporal com granizo que atingiu a Região Norte do estado, na tarde desta quinta-feira (17), deixou as ruas de Lagoa Vermelha cobertas de gelo. Segundo a prefeitura do município, cerca de 500 casas foram danificadas. Alguns moradores estão sendo levados para abrigos montados em duas escolas municipais.

A chuva aconteceu por volta das 15h e atingiu nove bairros. O estoque de lonas da Defesa Civil da cidade esgotou e está sendo pedido apoio a outros municípios. A prefeitura faz o levantamento do estrago e irá disponibilizar telhas às famílias atingidas.

Um ponto de coleta de doações foi montado no Ginásio Adolfo Stella, na Rua Sete de Setembro, no Centro. Os itens que mais estão faltando são alimentos, agasalhos, água e cobertores.

Granizo

                                              Rede Social

Conforme o meteorologista Paulo Plana Jr., a zona de baixa pressão que se forma perto do Rio Grande do Sul, somada à umidade próximo da costa, forma nuvens de grande desenvolvimento vertical. Após condensarem, no alto, onde é mais frio, formam-se blocos de gelo maiores que caem mais rápido e chegam até o chão, em dimensões maiores do que o normal.

“Todas as nuvens têm gelo, mas acabam derretendo pela ação do atrito e da gravidade antes de chegar ao chão. Essa diferença entre coloração do núcleo e das bordas da pedra é devido a diferentes temperaturas em que o gelo foi formado”, explica o meteorologista.

Para o especialista, é possível prever o aparecimento do granizo, mas não a intensidade ou o tamanho das pedras. Para esta sexta-feira (18), não há previsão de que aconteça um temporal tão intenso. Porém, é possível que haja granizo na região de Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Rosa, segundo Plana Jr.

Segundo o Inmet, são previstas pancadas de chuva e trovoadas na metade Norte. Nas demais regiões, deve permanecer nublado ou parcialmente nublado com algumas chuvas isoladas.

fonte: auonline.com.br

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bruno Pelizzoni dos Santos
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Secretaria Municipal de Urbanismo intensifica trabalhos em Maximiliano de Almeida

Com a proximidade das datas de final de ano e buscando cada vez mais proporcionar uma cida…