MachadinhoNotícias

Livro “Comida de verdade no campo e na cidade” é lançado em Machadinho

O município de Machadinho por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o  apoio da Engie Brasil Energia, Consórcio Machadinho e Enercan, lançou nesta quarta-feira (11) o livro de receitas organizado na 5ª fase do Projeto Conheser que abordou durante o ano de 2019 o tema alimentação saudável e neste momento foi apresentado pelo Projeto “Comida de Verdade no Campo e na cidade”.

A alimentação saudável tem um importante papel em manter a criança bem alimentada e nutrida para ter condições de aprender melhor. Conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre alimentação é sempre importante e auxilia na formação de hábitos e práticas alimentares mais nutritivas. Para a Secretária Eveline Webber Bettiolo da Rosa, a construção deste estudo ressalta a importância dos produtos e cultura local, pontos turísticos e a valorização da erva-mate no uso culinário. Para ela o desenvolvimento deste projeto possibilitou aos alunos, desde a primeira infância até a adolescência, conhecer a origem dos alimentos, podendo diferenciá-los quanto à forma natural e industrializada, origem vegetal e animal, tendo subsídios para realizar escolhas alimentares mais saudáveis e optar ao longo de sua vida por “COMIDA DE VERDADE”.

Durante o ano de 2019, além das visitas realizadas em propriedades do município e das atividades desenvolvidas por todas as escolas municipais, foi elaborado um livro contendo receitas enviadas pelos familiares dos alunos da rede municipal de ensino. Receitas estas preocupadas com a qualidade da alimentação e valorização de produtos locais. Além do livro de receitas, o projeto apoiou a manutenção das hortas e jardins escolares, composteira e do jornal Educação.

A proposta do Projeto Conheser na sua 5ª etapa, possui um caráter contínuo, permanente, onde as diversas disciplinas abordem o tema ao longo do ano letivo, com ações teóricas e práticas que possam aos poucos estimular as crianças para escolhas mais saudáveis desde o momento da aquisição até o consumo, ou seja, o mais importante é a escola oferecer subsídios para que as crianças possam ter conhecimento e discernimento quanto às escolhas alimentares, podendo assim, envolver toda a comunidade escolar e aos poucos, a sociedade como um todo.

Dando continuidade ao projeto, durante este mês os alunos serão desafiados a ler o livro de Receitas “Comida de Verdade, no campo e na cidade”, escolher uma receita, e executá-la com seus familiares. As receitas deverão ser postadas em rede social, e a receita mais curtida pelos internautas será premiada. Esta é mais uma iniciativa que busca incrementar o cardápio de nossas famílias, utilizando produtos cultivados no município, de maneira consciente e saudável.

Cabe destacar que grande parte dos alimentos utilizados na merenda escolar são produzidos pela agricultura familiar local, beneficiando os alunos que recebem alimentos frescos e mais nutritivos e também fomentando a agricultura familiar como um mercado de trabalho promissor. Fotos:

 

fonte: Prefeitura de Machadinho

 

 

]]>

Botão Voltar ao topo