Maximiliano de AlmeidaNotícias

Maximiliano de Almeida assina decreto de situação de emergência em virtude da estiagem

No final de última semana em reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maximiliano de Almeida estiveram presentes membros do Sindicato, Poder público municipal, Emater, Vereadores e demais lideranças locais para apurar as condições do município em decorrência da falta de chuva.

Para o Presidente do Sindicato, João Pedro Rodrigues, as perdas já são visíveis e o problema de abastecimento de água tanto em residências como em propriedades rurais já são evidentes. Conforme o presidente o entendimento das entidades é encaminhar o decreto de emergência para amenizar os prejuízos ao agricultor.

A partir de dados técnicos o profissional da Emater, Fábio Batistella destaca que os levantamentos técnicos e problemas já vinham sendo identificados e estudados ainda no início do mês de fevereiro. A maior quebra de produtividade está lavouras de soja com maior perda  parte que ainda não foi colhida. No que se refere às culturas de milho, as quebras na primeira safra serão menores e é na lavoura da safrinha que a quebra será maior. Conforme Fabio, um dos problemas existentes encontra-se no setor leiteiro, já que o produtor enfrentará dificuldades na escassez de pastagem. As visitas para acompanhamento de dados foram realizadas de forma intensa e o resultado dos dados aponta mais de R$ 15 milhões de prejuízos.

A Prefeita Dirlei Bernardi dos Santos explica a cautela em decretar a situação de emergência e isso se justifica pela necessidade de levantamento real de dados tanto no meio rural como urbano, para posterior homologação de órgãos superiores. De acordo com Dirlei, a situação vem se agravando e os trabalhos dos últimos dias foram intensificados para transportar água em propriedades rurais e até mesmo para o abastecimento urbano.

A situação de emergência no município de Maximiliano de Almeida foi oficialmente decretada e encaminhada para a Defesa Civil na segunda-feira (16).

Veja Fotos:

fonte: Prefeitura de Maximiliano de Almeida

Botão Voltar ao topo