Home Destaque Ministério da Agricultura lança novo cadastro vitícola para o Rio Grande do Sul

Ministério da Agricultura lança novo cadastro vitícola para o Rio Grande do Sul

4 Primeira leitura
0
0
31

Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe) foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou ao deputado Afonso Hamm que a Instrução Normativa 53/2020, que institui o Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe), foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).

De acordo com a IN, o Sivibe tem por finalidade coordenar e gerenciar as declarações de viticultores, vitivinicultores e vinicultores e permitir o envio pelos produtores das declarações exigidas para comprovação e análise por parte da fiscalização agropecuária.

Presidente da Frente Parlamentar em defesa da produção nacional de uvas, vinhos, espumantes, sucos e derivados, o deputado Afonso Hamm destaca que a ampliação para um formato nacional sempre foi uma reivindicação e o Sivibe veio para atender o pleito do setor vitivinícola.

“A manutenção desse cadastro nacional será fundamental para que possamos ter os dados corretos de produção e comercialização para o setor traças suas estratégias e avaliar como está produzindo. Para a gestão da cadeia produtiva será muito importante termos essas informações compiladas e organizadas. Os dados também servem para embasar políticas públicas focadas na atividade”, ressalta Hamm.

O primeiro treino de capacitação está marcado para a próxima quarta-feira (28), para garantir a operacionalização do novo sistema pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e demais entidades que irão ajudar para que os produtores estejam aptos a realizar os procedimentos antes do início da safra.

O Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul começou em 1995 sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho com a finalidade de agrupar em um único documento informações importantes relativas ao mapeamento da vitivinicultura no Estado.

Com o passar dos anos, este cadastro tornou-se fundamental para compreender a evolução do cultivo das videiras, bem como servir de base para pesquisas, controles de produção, comercialização e elaboração de políticas públicas de desenvolvimento do setor, além de subsidiar estudos para futuras indicações geográficas.

 

Fonte: http://www.afonsohamm.com.br/noticias/ministerio-da-agricultura-lancou-novo-cadastro-viticola-para-o-rio-grande-do-sul/47340

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Cleomar Prado de Mattos
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Hospital São José de São José do Ouro suspende visitas temporariamente

  O Hospital São José de São José do Ouro emitiu uma nota, por meio da qual informou …