Home Destaque Nova usina no rio Forquilha recebe Licença de Operação da Fepam

Nova usina no rio Forquilha recebe Licença de Operação da Fepam

4 Primeira leitura
0
0
24

A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, recebeu na última semana da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (Fepam) a Licença de Operação autorizando o início das atividades. Com esta liberação, conforme fala do presidente da Creral, João Alderi do Prado, nos primeiros dias de dezembro a usina já deverá realizar os testes com carga e na segunda quinzena do mês entrar em operação comercial.

“Estamos apenas aguardando a RGE fazer o comissionamento e a energização da subestação seccionadora em Maximiliano de Almeida, que deve ocorrer nos próximos dias, para então dar início a operação da PCH”, explica Alderi.

A pequena central hidrelétrica foi construída no rio Forquilha entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, em uma parceria das cooperativas Creral de Erechim, Coprel de Ibirubá, Ceriluz de Ijuí e a empresa Erechim Energia.

Sobre a usina   

A usina, teve o início de suas obras em 2018, sendo concluída em, aproximadamente, dois anos, com investimento de R$ 74 milhões.O empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal em 2017, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos.

O barramento construído para a usina tem 282 de comprimento e 6 metros de altura, e teve suas comportas fechadas no início do mês de agosto, após a liberação da Fepam, para o enchimento do lago, que ocupa uma área de 41 hectares. O canal para levar a água até a casa de força tem 539 metros de extensão.

A usina tem potência instalada de 13 MW, contando com três (3) turbinas, modelo Kaplan, com potência de 4.351 kW cada, e três (3) geradores de 4.850 kVA, uma subestação elevadora de tensão para 69 kV,  uma linha de transmissão de 8,7 quilômetros e uma subestação seccionadora, localizada em Maximiliano de Almeida, para lançar a energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Durante todas as etapas de construção da PCH, foram criados cerca de 250 empregos diretos e indiretos.

Por Assessoria de comunicação Creral

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Caminhão sem freio tomba após bater em veículos e residência no centro de Maximiliano de Almeida

Na tarde deste sábado (23) uma cena já registrada foi novamente vista no centro de Maximil…