Home Notícias Omar Aziz ganha força para presidir CPI da Covid; relatoria deve ficar com MDB

Omar Aziz ganha força para presidir CPI da Covid; relatoria deve ficar com MDB

4 Primeira leitura
Comentários desativados em Omar Aziz ganha força para presidir CPI da Covid; relatoria deve ficar com MDB
0
10

O nome do senador Omar Aziz (PSD-AM) ganhou força para assumir a presidência da CPI da Covid, instalada no Senado após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

Aziz é um congressista independente, ou seja, não está na base nem na oposição ao governo de Jair Bolsonaro. Por isso mesmo, é visto com certo alívio no Palácio do Planalto. Na equipe presidencial, o receio era que um nome da oposição assumisse o posto. Eles temiam que os trabalhos focassem exclusivamente nas ações do governo federal, como forma de fustigar a atual administração.

O presidente da comissão parlamentar de inquérito é o responsável por conduzir os trabalhos de investigação. É ele quem irá determinar as fases que o colegiado vai seguir e o ritmo dos trabalhos, por isso a importância do posto.

A relatoria, segundo as informações mais recentes da articulação entre os 11 membros da comissão, deve ficar com o MDB. Dois nomes despontam como possíveis relatores: Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Braga perdeu força nas últimas horas e, segundo pessoas próximas a ele, pode desistir. Dessa forma, Calheiros, um senador experiente e crítico ao governo, pode ascender ao cargo.

O relator é quem prepara o parecer final, após os trabalhos serem realizados pelos 11 membros. É nessa peça que são sugeridos indiciamentos ou não. É um cargo chave para garantir que as investigações atinjam aqueles que eventualmente tenham cometido irregularidades ao longo da pandemia.

O tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE) também é lembrado para a posição. Entre membros do chamado “centro político”, a sua ascensão ao cargo teria igualmente o efeito de colocá-lo em evidência para uma possível candidatura presidencial em 2022. Ele mesmo nunca mencionou a possibilidade em público.

No seu partido, duelam pela vaga de candidato os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A definição dos nomes será oficializada na semana que vem. As possibilidades relatadas nesta 6ª feira (16.abr.2021) são uma fotografia do momento, e podem mudar até a decisão final.

Autor: Poder 360

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Notícias
Comentários estão fechados.

Veja Também

Inter x Juventude: escalações, arbitragem, momentos e transmissão

Inter e Juventude decidem neste sábado uma das vagas para a final do Campeonato Gaúcho 202…