Home Destaque Palestra sobre álcool, drogas e segurança no trânsito é realizada nas escolas municipais

Palestra sobre álcool, drogas e segurança no trânsito é realizada nas escolas municipais

3 Primeira leitura
Comentários desativados em Palestra sobre álcool, drogas e segurança no trânsito é realizada nas escolas municipais
0
449

Preocupados com o bem estar das crianças e adolescentes de nosso município, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, com apoio especial dos Bombeiros Voluntários, palestras nas escolas municipais sobre o uso do cinto de segurança, prevenção de acidentes de trânsito, combate ao alcoolismo e drogas.

Os Bombeiros Voluntários estiveram nas Escolas Municipais Samuel Comachio, Itacyr Fontana e Muriam P. de Lima para explanar sobre os temas que necessitam ser amplamente abordados no que diz respeito à sua precaução.

Em um dos temas expostos, a segurança no trânsito, foi evidenciado que cada cidadão precisa exercer seu protagonismo no trânsito para que as ruas se tornem mais seguras. É preciso que todos entendam que atitudes simples, como usar cinto de segurança, salvam vidas.

Outro ponto importante foi o consumo de bebidas alcoólicas que é uma realidade bastante difundida e fonte de preocupação entre as autoridades. O consumo, principalmente dos adolescentes representa um risco grave,  uma vez que predispõe a comportamentos de risco à sua integridade física, emocional e social.

Além disso, as drogas ilícitas, cuja produção, comercialização e consumo são proibidos, são consideradas mais perigosas. Essas substâncias podem deprimir (relaxamento), estimular (excitamento) ou perturbar (alteração na percepção, alucinações) a atividade cerebral, às vezes combinando mais de um efeito.

Diante de tantos perigos, é importante que sejam desenvolvidas estratégias de prevenção específicas, entre crianças e jovens, pois a educação e a orientação são indispensáveis para a promoção da paz e da saúde física e mental.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece aos Bombeiros Voluntários pela disponibilidade em tratar de temas tão significativos com os alunos das escolas municipais.

Fonte e Fotos: SMEC Machadinho

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Faculdade FAVENI chega a região oportunizando cursos superiores e pós graduação com preços acessíveis

Conheça a Faculdade FAVENI. A FAVENI está localizada na cidade de Venda Nova do Imigrante,…