Home Geral Para não ficar fora do mercado, profissionais com ensino superior estão trabalhando em outras funções

Para não ficar fora do mercado, profissionais com ensino superior estão trabalhando em outras funções

3 Primeira leitura
Comentários desativados em Para não ficar fora do mercado, profissionais com ensino superior estão trabalhando em outras funções
0
19

Passo Fundo é uma cidade universitária que forma muitos profissionais por semestre. No entanto, o número de recém-formados que conseguem vagas nas suas áreas de formação, após três meses da formatura é pequeno. Segundo a pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) apenas 15% dos recém-formados conseguiram vagas nas suas áreas de formação. Em Passo Fundo a realidade não é diferente.

Em entrevista à Uirapuru, o coordenador do SINE, Sérgio Ferrari, relata que o último dado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de fevereiro deste ano, mostra que Passo Fundo admitiu 3.158 pessoas, destas, apenas 510 pessoas com ensino superior foram recolocadas no mercado de trabalho. Ferrari destaca que esses números provam que os dados da pesquisa nacional estão corretos.

Questionado se a falta de oportunidades é o motivo para tantos formados não atuarem em suas áreas, o coordenador explica que são vários fatores que contribuem para o pequeno número. Um deles é que muitos profissionais almejam um concurso público e acabam se alocando em outras áreas para não ficar fora do mercado de trabalho.

Outra questão é que os grandes contratantes em Passo Fundo são do setor de serviço e comércio o que pode acarretar na falta de oportunidade em algumas áreas. Além disso, Ferrari destaca que, por ser uma cidade excelência em educação, os profissionais aqui formados tem oportunidades em qualquer parte do Brasil.

O coordenador lembra que os profissionais recém-formados encontram mais dificuldades em conseguir emprego na área de imediato, porém com o passar dos anos a maioria consegue aturar na área de formação.

Autor: RÁDIO UIRAPURU

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Geral
Comentários estão fechados.

Veja Também

Projetando partida de volta contra o Juventude, Maurício destaca: ”Estamos capacitados para errar muito pouco”

Foto: Ricardo Duarte / S.C. Internacional Por Redação Rádio Grenal | 7 de maio de 2021 O j…