Nos dias 06 e 07 de janeiro de 2021 policiais militares de Maximiliano de Almeida Machadinho e Paim Filho, passaram por treinamento e foram habilitadas para operar Fuzil modelo T4 Taurus calibre 5,56mm, e também, para Pistola de energia conduzida SPARK.
No dia 06 os policiais militares, receberam instrução de desmontagem, manutenção de primeiro escalão e montagem do fuzil T4 Taurus, revisão dos conceitos de regras de segurança no uso de armas letais, observando às normas de tiro, manuseio do armamento, e ao final, a execução do tiro prático policial e instintivo, cujo objetivo é preparar o policial militar para uma situação real de confronto armado.
Os Fuzis são armas indicadas para o confronto, contra quadrilhas que utilizam de calibre equivalente, com a habilitação possibilita os policiais, uma maior capacidade de disparos e precisão, assim, o policial militar, estará equipado e pronto, para uma eventual resposta em posição de igualdade.
Já no dia 07 aconteceu à instrução para o uso da arma de condução elétrica SPARK, no decorrer da instrução foram revisados os conceitos de regras de segurança e a legislação pertinente no uso de armas menos letais, a ser observados pelos funcionários responsáveis pela aplicação da Lei, também, realizado o manuseio das armas de condução elétrica, e por fim, execução de disparos com cartuchos de treinamento, respeitando os tratados de direitos humanos.
O uso da pistola SPARK é indicado no uso progressivo de força para desorientar e incapacitar indivíduos, sem causar lesões graves ou letais.
As duas instruções ocorreram na cidade de Lagoa Vermelha, no clube CT 12, e foi ministrada pelo Capitão QOEM Cassiano BOSCARDIN do 38º BPM, instrutor da Brigada Militar do Uso da Força e de Armas de Fogo. Participaram das instruções policiais militares, da Força Tática do 10º BPM Vacaria, 3ª Companhia de Lagoa Vermelha e 4ª Companhia de Sananduva, Pelotão de Maximiliano de Almeida e o do Pelotão de São José do Ouro.
Fonte: Brigada Militar