Home Destaque Políticos reagem à decisão do STF de obrigar abertura de CPI da Covid

Políticos reagem à decisão do STF de obrigar abertura de CPI da Covid

7 Primeira leitura
Comentários desativados em Políticos reagem à decisão do STF de obrigar abertura de CPI da Covid
0
5

A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso que determinou, nesta 5ª feira (8.abr.2021), que o Senado deve instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid mobilizou congressistas da oposição e apoiadores do presidente Bolsonaro nas redes sociais.

Barroso concedeu liminar (decisão provisória) em ação movida pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania.

A CPI deverá apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia. Em fevereiro, um grupo 30 de senadores encaminhou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) um requerimento para abertura da CPI da Covid. A coleta de assinaturas começou em janeiro. Eis a íntegra (3,2 MB).

Em entrevista a TV Senado, o presidente da Casa Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou que cumprirá a decisão do ministro do STF sobre instalação da CPI para investigar atuação do governo na pandemia. Disse: “CPI poderá desempenhar função de “palanque político absolutamente inapropriado para esse momento da nação”.

Em seu perfil no Twitter, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) elogiou a decisão de Barroso. “Esperamos com urgência o início dos trabalhos para apurar os responsáveis pelo genocídio em curso no Brasil e por este atoleiro sanitário. Temos pressa! Há vidas em risco!”, afirmou.

O senador Humberto Costa (PT), afirmou em sua rede social que “está, desde o primeiro momento, na linha de frente pela instalação da CPI da Covid para apurar o genocídio em curso no país. Mas Bolsonaro operou para que ela não fosse instalada no Senado. Agora, será por força de decisão do STF”.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, citou que a decisão representa uma “vergonha para o Congresso Nacional por ser determinado pelo Supremo Tribunal Federal a cumprir suas obrigações”.

Já o senador Jean (PT-RN), líder da Minoria do Senado,  publicou em seu perfil do Twitter que “é lamentável que o Congresso dependa de uma decisão do Judiciário para garantir o direito da minoria”.

Sobre a decisão da CPI da Covid, o ministro Fábio Faria (Comunicações) disse que “em um momento em que todos pedem união entre os Poderes, nos surpreendem decisões sobre uma CPI que em nada contribuirá para vencer a pandemia”


Já o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) disse que “o ministro Luís Roberto Barroso determinou que o presidente do Senado instaure a CPI da Covid. Depois de perseguir religiosos, agora coloca o Congresso de joelhos”.

O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) citou que a partir da decisão, “desenha-se uma crise entre os Poderes”.

A deputada federal Jandira Feghali (PC do B) pressionou pelo cumprimento da CPI da Covid.

Já o deputado federal Ivan Valente (PSOL –SP) publicou “Bolsonaro levou uma pancada do STF”. E completou: “a vergonhosa omissão do Presidente do Senado de não instalar a CPI  da Covid foi atropelada agora pela decisão corretíssima do ministro Barroso de mandar abrir imediatamente a CPI”.
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) avaliou a decisão como “justa”. E citou que a “omissão em Manaus não pode passar impune”.

Já o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) disse que “Barroso reconheceu a CPI como direito das oposições no Senado e determinou que, como há assinaturas suficientes, seja aberta a CPI da Pandemia”. E por isso, utilizará “o mesmo precedente na Câmara”.

Já um dos fundadores e ex-presidente do Partido Novo, João Amoêdo, considerou a decisão de Barroso como “acertada”. Segundo Amoêdo, “por ter reconhecido o direito constitucional da minoria no Senado, que já tinha as assinaturas para a abertura da CPI, como determina a legislação”.

ACESSE NA FONTE
Autor: Poder 360

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Lista de relacionados para o jogo contra o Del Valle conta com as voltas de Jean Pyerre, Pepê e Kannemann

Por Redação Rádio Grenal | 13 de abril de 2021 O Grêmio divulgou nesta terça-feira (13), a…