Home Destaque Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho esclarecem situação de Covid-19 no município e orienta os cuidados no uso e higienização de máscaras

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho esclarecem situação de Covid-19 no município e orienta os cuidados no uso e higienização de máscaras

5 Primeira leitura
0
0
877

Desde o início da pandemia, o município de Machadinho vem tomando os cuidados necessários para afastar o possível contagio com o coronavírus, e a Secretaria Municipal de saúde constantemente vem a público esclarecer a orientar a população.

            Conforme o profissional da UBS, médico Ricardo Barbosa, até o momento o município não possui nenhum caso positivo da doença. A recomendação é que todos mantenham a calma e não entrem em pânico, por isso seguir as recomendações e cuidados são essenciais. Para ele é interessante destacar que em breve com a chegada do inverno, haverá alterações nos quadros respiratórios, quadros gripais e de resfriados comuns para a época, sendo muito importante a necessidade de analisar caso a caso. O médico destaca que todos os cuidados são importantes e o uso da máscara se torna mais um elemento de proteção e uma prática necessária.

            A Enfermeira Camila Rosa Winki, salienta que todos devem sempre manter os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde: lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitar contatos com outras pessoas e não menos importante usar máscara. De acordo com ela, o uso da máscara não substitui os demais cuidados, ou seja, não significa que se pode ir e vir quando e onde quiser. O uso da mascara é mais um mecanismo de prevenção.

            Com o uso diário da máscara as orientações são para que se tome todos os cuidados tanto ao colocar a máscara como para retirá-la. Camila destaca que deve-se evitar tocar a parte frontal da máscara, deixar o nariz para fora ou ficar movimentando-a. Não menos importante é o tempo de durabilidade da máscara: aquelas de tecido devem ser trocadas quando estiverem úmidas e lavadas a cada uso; cuidar o estado geral; o uso deve ser individual. A recomendação para higienizá-las é: lavar com água e sabão, deixar de molho por 30 minutos em uma solução na proporção de duas colheres de água sanitária para cada litro de água, novamente lavadas e passar ferro após secar. Uma forma segura de transportar uma segunda opção de máscara para efetuar a troca durante o dia é armazená-las em um saquinho plástico limpo.

            A Secretaria Municipal de Saúde diariamente informa a atualização dos números acompanhados no município. Vale salientar que deve-se evitar a circulação desnecessária nos espaços públicos além de visitas e contatos com outras cidades.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Vacinação contra Brucelose ocorre neste mês de maio em Machadinho

O produtor rural deve ficar atento ao cronograma de vacinação contra a brucelose no municí…