MachadinhoNotícias

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho esclarecem situação de Covid-19 no município e orienta os cuidados no uso e higienização de máscaras

Desde o início da pandemia, o município de Machadinho vem tomando os cuidados necessários para afastar o possível contagio com o coronavírus, e a Secretaria Municipal de saúde constantemente vem a público esclarecer a orientar a população.

            Conforme o profissional da UBS, médico Ricardo Barbosa, até o momento o município não possui nenhum caso positivo da doença. A recomendação é que todos mantenham a calma e não entrem em pânico, por isso seguir as recomendações e cuidados são essenciais. Para ele é interessante destacar que em breve com a chegada do inverno, haverá alterações nos quadros respiratórios, quadros gripais e de resfriados comuns para a época, sendo muito importante a necessidade de analisar caso a caso. O médico destaca que todos os cuidados são importantes e o uso da máscara se torna mais um elemento de proteção e uma prática necessária.

            A Enfermeira Camila Rosa Winki, salienta que todos devem sempre manter os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde: lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitar contatos com outras pessoas e não menos importante usar máscara. De acordo com ela, o uso da máscara não substitui os demais cuidados, ou seja, não significa que se pode ir e vir quando e onde quiser. O uso da mascara é mais um mecanismo de prevenção.

            Com o uso diário da máscara as orientações são para que se tome todos os cuidados tanto ao colocar a máscara como para retirá-la. Camila destaca que deve-se evitar tocar a parte frontal da máscara, deixar o nariz para fora ou ficar movimentando-a. Não menos importante é o tempo de durabilidade da máscara: aquelas de tecido devem ser trocadas quando estiverem úmidas e lavadas a cada uso; cuidar o estado geral; o uso deve ser individual. A recomendação para higienizá-las é: lavar com água e sabão, deixar de molho por 30 minutos em uma solução na proporção de duas colheres de água sanitária para cada litro de água, novamente lavadas e passar ferro após secar. Uma forma segura de transportar uma segunda opção de máscara para efetuar a troca durante o dia é armazená-las em um saquinho plástico limpo.

            A Secretaria Municipal de Saúde diariamente informa a atualização dos números acompanhados no município. Vale salientar que deve-se evitar a circulação desnecessária nos espaços públicos além de visitas e contatos com outras cidades. ]]>

Botão Voltar ao topo