Home Destaque Programa Rural Sustentável realizou em Machadinho o 5° e ultimo encontro do projeto

Programa Rural Sustentável realizou em Machadinho o 5° e ultimo encontro do projeto

5 Primeira leitura
Comentários desativados em Programa Rural Sustentável realizou em Machadinho o 5° e ultimo encontro do projeto
0
171

                Na última sexta-feira (29) o Escritório Municipal da Emater/Ascar de Machadinho em parceria com a Apromate e Ervateira Barão realizaram encontro de encerramento do Programa Rural Sustentável com foco na cultura da Erva-Mate.

Para o Engenheiro Agrônomo do escritório Municipal da Emater, João Renato Dalagnhol  o programa é desenvolvido no bioma amazona e bioma da mata atlântica contemplando 70 municípios no Brasil e 10 no Estado do Rio Grande do Sul, dentre estes o município de Machadinho. O tema discutido foi tecnologias auto-sustentáveis por meio de sistemas agro-florestais no cultivo da erva-mate. O engenheiro destaca a parceria da Emater com demais envolvidos para desenvolver ações locais.

Um dos palestrantes do evento, pesquisador da Embrapa Anderson Santi destaca o evento como suporte de vida da planta. Para ele, a oportunidade elencou as melhorias para o manejo da cultura, analisando desde as condições físicas do solo através de metodologias e técnicas baratas feitas pelo próprio produtor. Santi também analisa as condições climáticas e observa as modificações dos últimos 100 anos com a evolução do aquecimento global aliado a queima de combustíveis fósseis e a eficácia do efeito estufa.

O Assistente Técnico Estadual de manejo de recursos naturais da Emater central focou sua fala na análise de solo como fator fundamental no rendimento da produção. Sua orientação é a maneira correta para análise e coleta com amostragens mais representativas ou seja, coletada em vários locais. Para ele, a produção de erva-mate inicia na muda, com as adubações corretas, bom manejo adequado em cada etapa do erval.

Na oportunidade o gerente Regional da Emater Oriberto Adami, salientou o papel da instituição em prol do desenvolvimento, assistência e olhar para áreas ambientais. No total foram 18 famílias em Machadinho que obtiveram recursos para melhorar sua produção por meio de informação e acompanhamento. O gerente menciona o olhar social que a Emater trabalha, assistindo a mulher, a família como um todo, desde renda, saneamento até o ambiente de convivência.

O Programa Rural Sustentável teve a coordenação da IABS. Segundo Raíssa Genro coordenadora local,  o trabalho desenvolvido pela empresa desde o ano de 2017 em parceria com Ministério da Agricultura da Inglaterra e Banco Inter-americano de desenvolvimento ao longo dos anos mostrou no Estado por meio de oficinas e unidade demonstrativas, a integração de lavoura, pecuária e floresta, manejo de floresta nativa e floresta comercial. Para ela o trabalho encerrado, resultou de forma positiva os envolvidos e em suas propriedades.

No total foram realizados cinco encontros e etapas. Neste último, as atividades iniciaram pela parte da manhã com palestras no Hotel Villa das Termas e após almoço, ocorreu deslocamento com atividades em duas propriedades na Linha Canudinho, propriedade de Célia Felizzari e Cassio Polidoro, ambas localizadas no interior do município.

Veja as Fotos:

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

PRF apreende 50 Kg de cloridrato de cocaína em Erechim

A Policia Rodoviária Federal, com posto em Erechim, realizou na noite desta quarta-feira, …