Home Destaque Quando volta a chuva no Sul do Brasil

Quando volta a chuva no Sul do Brasil

5 Primeira leitura
Comentários desativados em Quando volta a chuva no Sul do Brasil
0
50

 

Barragens de Bagé perderem quase 80% do seu volume com a prolongada estiagem e município da Campanha enfrenta racionamento de água | DAEB/Divulgação

A chuva no Sul do Brasil é anseada por muitos. Mesmo com o outono climático já perto do seu final, o que vai ocorrer com a chegada do inverno climático (trimestre junho a agosto) em menos de duas semanas, o Estado e outras áreas do Centro e do Sul do Brasil estão a sofrer com precipitações muito reduzidas. 

Com efeito, é crescente a preocupação com a geração de energia no país e já se cogita bandeira vermelha na conta de luz durante todo o restante do ano. 

Ademais, os reservatórios de água para consumo humano estão cada vez mais baixos em diferentes estados. O Paraná, por exemplo, tem racionamento desde o ano passado em algumas cidades. 

No Rio Grande do Sul, com a chuva escassa e muito abaixo da média em diversas regiões neste outono, a situação se deteriora rapidamente. Em Bagé, por exemplo, os níveis das barragens que abastecem a cidade caíram bastante rápido e estão muito baixos. 

O problema da crise hídrica não vai se resolver tão cedo e a MetSul antecipa que a tendência é de alarmante agravamento em muitas áreas do Sul e do Brasil Central. 

Chuva no Sul do Brasil 

Os próximos dias, entretanto, reservam um evento de chuva no Sul do país. O final desta semana e o próximo fim de semana serão de instabilidade. 

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico alemão icon para os próximos dias e está disponível ao assinante com quatro atualizações diárias na seção de mapas.

No final da quarta, que será de sol e nuvens no Estado, já chove em pontos do Oeste do Rio Grande do Sul. Na quinta, apesar de o sol aparecer em diversas regiões, a nebulosidade vai aumentar e chove em diferentes regiões como partes do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. 

A maior instabilidade é prevista entre sexta e sábado à medida que um centro de baixa pressão vai se aprofundar no Uruguai. Vai chover em mais regiões gaúchas e as precipitações alcançarão Santa Catarina e o Paraná. 

No território gaúcho, a chuva vai ser irregular e insatisfatória em alguns municípios diante das necessidades hídricas. 

Na sexta e no sábado, entretanto, alguns pontos do Estado devem ter chuva moderada e até forte com volumes mais altos em curto período.

 

ACESSE NA FONTE
Autor: MetSul

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por DestaqueNews
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Ramirez não resiste à eliminação na Copa do Brasil e é demitido do Inter

Mesmo afastado por ter positivado para Covid-19, o treinador espanhol não suportou a press…