Home Notícias Quase 950 mil gaúchos vão mudar de seção eleitoral

Quase 950 mil gaúchos vão mudar de seção eleitoral

3 Primeira leitura
0
0
25

TRE-RS realizou a distribuição em função da redução no número de urnas eletrônicas disponíveis, atingindo mais de 3 mil seções

Na eleição deste ano quase 950 mil eleitores vão precisar mudar de seção eleitoral no Rio Grande do Sul. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) realizou a redistribuição das seções. Essa reorganização já era esperada e ocorre em função da redução de urnas eletrônicas disponíveis no Estado. A medida envolve mais de 3 mil seções, que estão distribuídas por 329 cidades (66,1% do total de cidades gaúchas). Veja as seções e cidades afetadas. 

Entre os municípios que têm maior número de mudanças estão: Porto Alegre, com 399; Caxias do Sul, 201 e Pelotas, 120. Em algumas cidades, a reorganização vai afetar mais de 20% do eleitorado, como é o caso de São Domingos do Sul, onde 33,09% dos eleitores terá a seção alterada; seguido por Barra do Quaraí, com 27,72%; e Engenho Velho, com 22,76%.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, apesar da redistribuição, não haverá troca de local de votação, evitando contratempos maiores aos eleitores. A distribuição, explica ele, varia de acordo com o nome das pessoas. “A cada faixa de nomes, os eleitores caem em uma urna diferente do local”, detalha ele. A informação da mudança já pode ser consultada no site do TRE, bem como no e-Título. Wobeto recorda ainda que essa movimentação é válida apenas para a eleição deste ano.

Além disso, nos locais de votação afetados terão pessoas escaladas para prestar orientações aos eleitores que não puderem consultar o número de sua urna previamente. Mesmo assim, o TRE-RS orienta que o maior número de pessoas já confirme o número de sua urna previamente, para evitar contratempos no dia da eleição. O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e, nas cidades com segundo turno, o pleito será em 29 de novembro.

FONTE – CORREIO DO POVO

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Mateus Giequelin
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Círculo colorido ao redor do sol chama atenção de moradores de Passo Fundo

O fenômeno natural conhecido como “halo solar” pode ser visto em Passo Fundo n…