Home Economia Reabertura da fronteira com o Paraguai traz esperança para comércios populares

Reabertura da fronteira com o Paraguai traz esperança para comércios populares

4 Primeira leitura
Comentários desativados em Reabertura da fronteira com o Paraguai traz esperança para comércios populares
0
25
Reabertura da fronteira com o Paraguai traz esperança para camelôs de Passo Fundo   Rádio Uirapuru

O ministério do Interior do Paraguai publicou na noite da última terça-feira (8) um decreto que autoriza a passagem de estrangeiros e paraguaios pelas fronteiras. De acordo com o documento, postos migratórios serão instalados em pontos estratégicos para que sigam protocolos de segurança sanitários, durante a passagem dessas pessoas. A Ponte da Amizade, na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este é um desses pontos. Há seis meses, comerciantes de Passo Fundo que viajavam para o país vizinho buscar mercadoria estão impossibilitados de entrar no Paraguai.

O camelódromo da cidade foi um dos mais atingidos no período. Em entrevista na Uirapuru, um dos representantes dos camelôs, Francisco Brasil, relatou que o momento não está sendo fácil, porém a reabertura da fronteira traz esperança aos comerciantes. Faz cerca de um mês que as bancas retornaram com o atendimento, porém alguns estão sem mercadoria para vender e não estão conseguindo repor por conta do fechamento da fronteira.

Brasil relatou que em São Paulo o valor dos produtos subiu demais, além de itens como brinquedos e eletrônicos não ser o forte do comércio paulista. O comerciante relatou que antes da pandemia, os camelôs realizavam cerca de quatro viagens ao Paraguai por mês e, agora com a fronteira fechada os comerciantes estão precisando se virar como podem. Francisco Brasil ressaltou a importância do comércio no país vizinho, sendo o principal abastecedor do setor no Brasil. Os principais produtos são brinquedos, eletrônicos e atividades.

O Paraguai vem sofrendo bastante com o fechamento da fronteira também. O comércio é a principal atividade do país e, de acordo com Francisco, as demissões no setor são grandes por lá. O comerciante ressaltou os cuidados sanitário que o camelódromo vem tomando para atender com total segurança os clientes que procuram pelos produtos do local.

Ouça a entrevista com o representante dos camelôs, Francisco Brasil:

Fonte: rduirapuru.com.br/economia/reabertura-da-fronteira-com-o-paraguai-traz-esperanca-para-camelos-de-passo-fundo

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais por Economia
Comentários estão fechados.

Veja Também

RS tem oito casos de variante Delta confirmados

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta segunda-feira (2/8), mais …