Home Destaque Rede de atendimento ao autista é criada em Machadinho

Rede de atendimento ao autista é criada em Machadinho

3 Primeira leitura
0
0
26

Ouça a entrevista com a fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro coordenadora do projeto.

Na manhã de terça-feira (06) foi realizada em Machadinho uma importante reunião com a finalidade de criar uma rede com plano de atendimento para e famílias e pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista.

Coordenado pela fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro, o movimento envolvendo a área da saúde e educação foi além, e buscou conjugar os serviços com o suporte da assistência social como mais uma porta de apoio. Juliana destaca que o pensamento da administração municipal é fortalecer o atendimento através de diagnóstico, terapia e até recreação e lazer. Diagnosticar e tratar de forma adequada crianças, pessoas e famílias garante a melhoria dos serviços e suporte prestados.

O número de casos de indivíduos diagnosticados com autismo vem crescendo a cada ano. “Antes os alunos e pacientes eram diagnosticados mais tardiamente e eles ficavam com mais sequelas. Hoje a gente consegue fazer um diagnóstico mais cedo, estabelecendo novas conexões nervosas através da terapia, como resultado, o comportamento, funcionamento e aprendizagem é muito melhor” menciona Juliana.

O município de Machadinho vem trabalhando a temática a algum tempo e a partir da Lei municipal que estabelece preferência de atendimento e confecção de carteira de identificação, aliado a iniciativa de criar a rede com plano de atendimento, o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das famílias e proporcionar inclusão a pessoas portadoras do transtorno do espectro autista.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Prefeito de Machadinho conclui curso superior

Assista a Reportagem: Na tarde da última sexta-feira (30), o Prefeito de Machadinho Alcir …