EducaçãoMachadinhoNotícias

Rede de atendimento ao autista é criada em Machadinho

Ouça a entrevista com a fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro coordenadora do projeto.

Na manhã de terça-feira (06) foi realizada em Machadinho uma importante reunião com a finalidade de criar uma rede com plano de atendimento para e famílias e pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista.

Coordenado pela fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro, o movimento envolvendo a área da saúde e educação foi além, e buscou conjugar os serviços com o suporte da assistência social como mais uma porta de apoio. Juliana destaca que o pensamento da administração municipal é fortalecer o atendimento através de diagnóstico, terapia e até recreação e lazer. Diagnosticar e tratar de forma adequada crianças, pessoas e famílias garante a melhoria dos serviços e suporte prestados.

O número de casos de indivíduos diagnosticados com autismo vem crescendo a cada ano. “Antes os alunos e pacientes eram diagnosticados mais tardiamente e eles ficavam com mais sequelas. Hoje a gente consegue fazer um diagnóstico mais cedo, estabelecendo novas conexões nervosas através da terapia, como resultado, o comportamento, funcionamento e aprendizagem é muito melhor” menciona Juliana.

O município de Machadinho vem trabalhando a temática a algum tempo e a partir da Lei municipal que estabelece preferência de atendimento e confecção de carteira de identificação, aliado a iniciativa de criar a rede com plano de atendimento, o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das famílias e proporcionar inclusão a pessoas portadoras do transtorno do espectro autista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo