Home Destaque Reunião para tratar da qualidade e valorização da erva-mate foi realizada em Machadinho

Reunião para tratar da qualidade e valorização da erva-mate foi realizada em Machadinho

3 Primeira leitura
0
0
113
Publicidade

 

Na última sexta-feira (11) Machadinho sediou um encontro entre entidades locais, secretaria de turismo e demais envolvidos para tratar do Programa Gaúcho de Qualidade e Valorização da Erva-Mate.

Para o Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar Machadinho, João Renato Dalagnhol, mencionou que a proposta do encontro foi trazer o viés do turismo dentro do programa assim como já é feito em outros municípios. Para João Renato o projeto é lançar no próximo ano um material de turismo envolvendo todos os pólos do Estado que terão a erva-mate como destaque, promovendo assim um destino ou roteiro de visitação.

Norberto Salvador, Secretário Municipal de Turismo, considera que essa proposta cria um referencia a mais para a valorização do turismo local. A visitação do público permite um maior consumo de produtos e dentre deles a erva-mate. Como proposta é apresentar o processo de manuseio da matéria prima desde tempos remotos até a industrialização atual.

O Programa Gaúcho para Valorização e Qualificação da Erva-Mate é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo com execução da Emater/RS – Ascar, e tem como finalidade organizar a cadeia produtiva, criar uma conexão entre entidades de ensino e pesquisa, viveiristas, produtores e indústrias. Por meio deste serviço, o objetivo é aumentar a produtividade, estimular o melhoramento da genética dos ervais do estado, qualificar a produção da erva-mate e gerar maior renda a cadeia produtiva. Os pólos do Programa são: Palmeira das Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari.

O Instituto Brasileiro de Erva-Mate (Ibramate) divulgou calendário da primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate, incluída no calendário de eventos oficiais do estado. Em 2020 o evento será realizado em Ilópolis; 2021 em Venâncio Aires; 2022 Novo Barreiro; 2023 em Erechim; e em 2024 em Machadinho.

 Ouça a entrevista:

fonte: Prefeitura de Machadinho/RS

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bruno Pelizzoni dos Santos
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Secretaria Municipal de Urbanismo intensifica trabalhos em Maximiliano de Almeida

Com a proximidade das datas de final de ano e buscando cada vez mais proporcionar uma cida…