Home Destaque Seca no Rio Grande do Sul é a pior em 8 anos, diz governo do estado

Seca no Rio Grande do Sul é a pior em 8 anos, diz governo do estado

3 Primeira leitura
0
0
150
Publicidade Publicidade

A falta de chuvas volumosas, que em algumas regiões chega a 42 dias, já provoca prejuízos nas lavouras de soja, milho e pastagens para pecuária de corte e leite

A seca que afeta o Rio Grande do Sul é a mais severa desde a safra 2012/2013, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado. “Historicamente, a cada dez anos, em sete deles nós tivemos algum comprometimento do potencial produtivo das lavouras e das pastagens em função de alguma restrição hídrica. Apesar disso, desde a safra de 2012/2013 para cá, não tivemos uma estiagem que causasse um prejuízo maior na nossa produção”, afirma o secretário em exercício da pasta, Luiz Fernando Rodrigues Júnior, em nota divulgada para imprensa.

A falta de chuvas volumosas, que em algumas regiões chega a 42 dias, aliada ao calor excessivo, já provoca prejuízos nas lavouras de soja, milho, fumo e nas pastagens para pecuária de corte e de leite. Até o fim desta semana, a Emater/RS deve divulgar um levantamento consolidado de perdas e sobre a situação da safra de milho e soja.

Na última quinta-feira, 2, a entidade já havia informado que as atuais condições climáticas causaram perdas no potencial produtivo das lavouras de milho verão de várias regiões e estresse hídrico em algumas lavouras de soja. A Secretaria anunciou também que criou um grupo de trabalho para acompanhar os efeitos da estiagem no Estado.

Segundo a pasta, com base em informações do Centro de Meteorologia do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, as precipitações devem retornar ao estado ainda nesta primeira quinzena de janeiro, mas a recuperação plena do regime de chuvas está prevista somente para fevereiro.

fonte; canalrural.com.br

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bruno Pelizzoni dos Santos
Carregar mais por Destaque
Comentários estão fechados.

Veja Também

Bombeiros voluntários de Machadinho atendem ocorrência mesmo com falta de equipamento

Na tarde da última sexta-feira (21) a corporação de Bombeiros Voluntários de Machadinho fo…