Maximiliano de AlmeidaNotícias

Secretaria de Saúde de Maximiliano de Almeida desconhece casos positivados de Covid-19 apresentados no Boletim da SES

OUÇA A ENTREVISTA:

A Secretaria Municipal de Saúde de Maximiliano de Almeida, assim como a população local foi surpreendida no final da última sexta-feira (15) com o indicativo de três casos confirmados de Covid-19 apresentados no Boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme o Secretário da pasta, Luimar Macagnhan, após identificar os números, imediatamente foram tomadas as medidas necessárias para esclarecimentos. Luimar  menciona que tanto ele como os profissionais da secretaria ficaram surpresos com os dados, já que desconheciam qualquer informação. Para compreender o ocorrido, foi acionado o Conselho de Secretarias Municipais para  esclarecimentos. De acordo com novo contato efetuado na manhã desta segunda-feira (18) o caso está sendo analisado. O secretário solicita ainda que a população fique tranquila e siga as orientações de prevenção.

A médica do município, Natália Migliavacca, reforça o comprometimento da equipe local com as informações repassadas. Ela destaca que a nova doença e situação atípica podem gerar dúvidas e insegurança pela população, mas menciona que a equipe trabalha de forma comprometida e busca repassar todos os dados contabilizados. Nisto também esclarece que os casos monitorados e suspeitos necessitam aguardar um período de oito dias após o início dos sintomas, para aplicação de testes rápidos, o que muitas vezes pode variar dependendo de cada caso, e muitos deixam de apresentar os sintomas.

Cabe ressaltar que como protocolo, todos os testes apresentados como positivos, seja aplicado pela equipe de saúde local, privados ou testados realizados fora do município necessitam da informação originada pelo órgão de saúde local, para contabilizar os casos, ou seja, há a necessidade do município de origem informar os casos, o que não ocorreu em Maximiliano de Almeida, por isso o desconhecimento e irregularidade nos números contabilizados como positivos na última sexta.

Botão Voltar ao topo