MachadinhoNotícias

Secretaria Municipal da Saúde informa quanto a alteração de grupos-alvos nas fases de vacinação da Campanha Contra a Influenza

Em 2020, o Ministério da Saúde antecipou em três semanas a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, a fim de proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude dessa nova doença.

Em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a garantia da sustentabilidade da estratégia, são estabelecidas prioridades para vacinação em campanhas, que são definidas com a participação das associações e instituições da comunidade científica e de profissionais, no âmbito de especialistas assessores do Programa Nacional de Imunizações. Origina-se daí a decisão por incluir um determinado grupo ou segmento da população.

A estratégia de vacinação acontece por fases, grupos prioritários e datas, com base nas entregas do laboratório parceiro, tendo iniciado em 23 de março com a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde. As demais fases, ainda serão iniciadas.

Além dos grupos prioritários já definidos e em virtude da ocorrência da  epidemia global pelo coronavírus, considerando o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, artigo 3º, o qual determina que todas as medidas adotadas para o seu enfrentamento deverão resguardar o exercício e o funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, definiu-se por incluir os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários como grupo prioritário para vacinação na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (IMAGEM DA NOTICIA).

O grupo deve ser vacinado independente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o acesso desses profissionais.

Aqueles que tiverem 60 anos ou mais de idade, já foram contemplados na primeira fase da campanha, sendo que aqueles que se enquadrarem nos demais grupos poderão ser vacinados no decorrer de toda a campanha.

Os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta fase, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos. Destaca-se que um quantitativo a mais de vacina será adquirido para contemplar a inclusão do novo grupo.

Informa-se que os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 09 de maio de 2020. Se apresentaram doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase.

Destaca-se também que está sendo antecipada a vacinação para os grupos de funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, para segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que irá se iniciar dia 16 de abril (IMAGEM DA NOTICIA).

O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância da vacinação do público-alvo já definido, para evitar a influenza com seus possíveis agravamentos.

Enfatiza-se a importância dos estados, Distrito Federal e municípios divulgarem tanto a campanha, quanto a importância da vacinação. Solicita-se esforços coletivos no sentido de se garantir e respeitar a vacinação da população alvo, para o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais por grupo prioritário.

Lembramos ainda que secretaria da saúde de Machadinho, está recebendo as doses em lotes e a vacinação está acontecendo em etapas, sendo que a equipe está se deslocando e efetuando a vacina a domicílio na cidade e no interior. ]]>

Botão Voltar ao topo