Maximiliano de AlmeidaNotícias

Serviço Social de Maximiliano de Almeida realizou confraternização com participação expressiva da comunidade

No dia 11 de dezembro, aconteceu a Confraternização dos Serviços (SCFV e PAIF) do CRAS de Maximiliano de Almeida – RS na Casa de Cultura Avelino Benin, em Maximiliano de Almeida.

O momento contou com apresentações baseadas nos temas trabalhados durante o ano, baseados no “TERRITÓRIO e FAMÍLIA”, tendo como objetivos: Discutir o conceito de território; Apresentar e refletir os dados estatísticos e geográficos sobre o território; Estimular a reflexão sobre o conhecimento do território de vivencia das famílias, bem como o sentimento de pertença; Elencar as vulnerabilidades e potencialidades do território conforme o olhar dos participantes; Discutir o conceito de família; Resgatar a história das famílias dos participantes dos grupos; Elencar os diferentes arranjos de composição familiar, promovendo um espaço de valorização e respeito aos diferentes tipos de famílias presentes no nosso Município; Estimular a reflexão sobre os direitos e deveres das famílias; Informar sobre as ofertas existentes no território que garantem a proteção dos membros mais vulneráveis das famílias; Refletir sobre a importância de cuidar de quem cuida, bem como as expectativas e receios vivenciados pelos familiares cuidadores de pessoa com deficiência e idoso ressaltando a importância da inclusão social.

Para a coordenação, o momento foi de grande valia, pois se conseguiu expor o potencial de nossos usuários e o quanto os Serviços da Política Nacional de Assistência Social fazem diferença na vida das famílias. O encontro teve uma expressiva participação de usuários, ou seja, casa “cheia”, e isso demonstra o trabalho qualificado da equipe (SMAS e CRAS) sendo muito importante e a gratidão pelos resultados. Parabéns usuários que abrilhantaram esse momento, a equipe acredita em vocês!

Por fim, a equipe deixou a seguinte reflexão: “Precisamos ter clareza do tipo de sementes que queremos cultivar nas nossas famílias! Sementes de: respeito, alegria, paz, compreensão, diálogo, amizades, amor… Essas sementes bem cuidadas darão excelentes frutos, então cuidemos de nossas famílias que assim estenderemos os cuidados para com todo o restante, transformando também o nosso território e deixando UM MUNDO BEM MELHOR! Afinal só depende de nós”. Veja fotos: fonte: http://www.maximilianodealmeida.rs.gov.br/  ]]>

Botão Voltar ao topo