MachadinhoNotícias

Setembro Amarelo: Psicóloga de Machadinho destaca a importância da saúde mental

Ouça a entrevista:

O mês de setembro desde o ano de 2014 é direcionado para prevenção ao suicídio e por isso também denominado “Setembro Amarelo”. O serviço de psicologia do município de Machadinho orienta a população sobre a identificação de sinais de alerta e fatores de risco sobre o tema.

A psicóloga Marinna Morosini, que atua no município, esclarece os principais fatores de risco para o suicídio “ Pessoas que já tem história prévia, que se automutilam, histórico de transtorno mental, esquizofrenia, depressão, bipolaridade, pessoas que sofrem ou sofreram bullyng ou o ciberbullyng nas redes sociais, pessoas que já vivenciaram violência no convívio familiar, pessoas com histórico de suicídio na família e abuso sexual, pessoas que fazem usos de álcool e drogas além de pessoas em grupos de vulnerabilidade” destacou.

Estar atento a sinais de alerta pode corroborar como uma alternativa de tratamento precoce e eficaz. “Devemos prestar atenção a sinais de alerta como a mudança de comportamento, demonstram falta de esperança, ideias suicidas, pessoas que param de adotar cuidados pessoais, hábitos alimentares, pessoas que de repente passam a ter vícios, se isolam da família e dos amigos, pessoas que diminuem o rendimento escolar ou pessoas que começam a se auto agredir” destacou a psicóloga.

 A saúde mental, assim como outros fatores na sociedade, foi extremamente afetada pela pandemia. Marina ressalta que assim como os profissionais de saúde a população em geral passou ou está passando por experiências traumáticas e isso desencadeia o estresse pós-traumático com uma demanda significativa na busca do suporte para a saúde mental. Por isso falar em Setembro Amarelo, é mais do que nunca estar atento às necessidades criadas a partir das difíceis experiências vividas durante a Covid-19.

O serviço de psicologia do município está disponível para agendamento de consultas e suporte necessário para atender a demanda local. Caso você necessite ou saiba de alguma pessoa que precisa de apoio ou orientação, busque ajuda.

ACESSE NA FONTE
Autor: Prefeitura de Machadinho

FIQUE POR DENTRO! PARTICIPE DO GRUPO DA DESTAQUENEWS NO WHATS APP

QUER CONVERSAR SOBRE FUTEBOL, OPINAR, DISCUTIR E ZOAR SOBRE A DUPLA GRENAL PARTICIPE DO GRUPO INTERATIVA GRENAL NO WHATS APP

Botão Voltar ao topo