Home Destaque Setor de endemias faz alerta para aumento de mosquitos no município de Machadinho

Setor de endemias faz alerta para aumento de mosquitos no município de Machadinho

3 Primeira leitura
0
0
41

Ouça a Entrevista:

 

Neste período de verão, diante das frequentes chuvas, a população de Machadinho tem notado o aumento de insetos e mosquitos, bem como a presença de pernilongos em períodos diurnos e noturnos, tanto no interior como na cidade. Este problema tem acendido um alerta para a necessidade de novas medidas e reforço de cuidados básicos.

Não somente a pandemia requer a atenção de cada indivíduo, mas também a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Neste sentido, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de endemias, está preocupada com o aumento de mosquitos e pernilongos. A agente local, Helena Zonin salienta que através da coleta de larvas, já está confirmada no município a presença do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Não somente isso, nos últimos dias tem aumentado o aparecimento de cobras e escorpiões. Pela gravidade dos registros, é imprescindível que cada um faça a sua parte e redobre os cuidados em suas casas e propriedades.

O aparecimento do borrachudo também tem preocupado a população. Conforme Helena, os moradores locais têm solicitado ao município o controle dos insetos. Porém a agente informa que para o controle da espécie, somente a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, pode repassar o defensivo, que é fornecido a partir de um estudo e projeto técnico e ambiental.

Para evitar a propagação de insetos, roedores e demais pragas, a orientação é reforça a limpeza e recolhimento de lixo em terrenos baldios e propriedades; manutenção de tambores e caixas d’ água sempre tampadas; eliminação de possíveis criadouros de mosquitos além da utilização frequentes de repelentes.

No que se refere à dengue, cabe ressaltar que, o mosquito aedes aegypti costuma atacar durante o dia e basta à fêmea do mosquito picar uma pessoa contaminada para que ela passe a transmitir a doença.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Machadinhenses a partir de 60 anos já receberam pelo menos a 1ª dose da Vacina contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Machadinho, já aplicou a vacina contra a Covid-19, 1ª dose,  em  …