MachadinhoNotíciasRegiãoSaúde

Setor de endemias faz alerta para aumento de mosquitos no município de Machadinho

Ouça a Entrevista:

 

Neste período de verão, diante das frequentes chuvas, a população de Machadinho tem notado o aumento de insetos e mosquitos, bem como a presença de pernilongos em períodos diurnos e noturnos, tanto no interior como na cidade. Este problema tem acendido um alerta para a necessidade de novas medidas e reforço de cuidados básicos.

Não somente a pandemia requer a atenção de cada indivíduo, mas também a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Neste sentido, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de endemias, está preocupada com o aumento de mosquitos e pernilongos. A agente local, Helena Zonin salienta que através da coleta de larvas, já está confirmada no município a presença do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Não somente isso, nos últimos dias tem aumentado o aparecimento de cobras e escorpiões. Pela gravidade dos registros, é imprescindível que cada um faça a sua parte e redobre os cuidados em suas casas e propriedades.

O aparecimento do borrachudo também tem preocupado a população. Conforme Helena, os moradores locais têm solicitado ao município o controle dos insetos. Porém a agente informa que para o controle da espécie, somente a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, pode repassar o defensivo, que é fornecido a partir de um estudo e projeto técnico e ambiental.

Para evitar a propagação de insetos, roedores e demais pragas, a orientação é reforça a limpeza e recolhimento de lixo em terrenos baldios e propriedades; manutenção de tambores e caixas d’ água sempre tampadas; eliminação de possíveis criadouros de mosquitos além da utilização frequentes de repelentes.

No que se refere à dengue, cabe ressaltar que, o mosquito aedes aegypti costuma atacar durante o dia e basta à fêmea do mosquito picar uma pessoa contaminada para que ela passe a transmitir a doença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo