Home Notícias Um novo normal para as eleições 2020

Um novo normal para as eleições 2020

3 Primeira leitura
Comentários desativados em Um novo normal para as eleições 2020
0
20
Um novo normal para as eleições 2020
Foto: Divulgação

Anos eleitorais são anos de alternância de gestão e representatividade, eis que sempre ocorrem eleições majoritárias – prefeitos, governadores e presidente – e eleições proporcionais – vereadores, deputados estaduais e federais e senadores. Esse ano, com eleições municipais já em andamento, eis que de fato o ano eleitoral começa em 1º de janeiro, tivemos e estamos tendo aqui no Vale do Taquari duas situações importantes: a pandemia da Covid-19 e as cheias do Rio Taquari.

ouça o comentário

 

Me refiro, direto ao ponto, acerca dos possíveis olhares que podem ter os eleitores. Se não bastasse a complexidade da lei eleitoral e suas inúmeras resoluções do TSE, nesta eleição não haverá possibilidade de coligações nas eleições proporcionais (vereadores), devendo o candidato somente concorrer por seu partido de filiação (não haverá coligações). Em contrapartida, nas eleições majoritárias, sim, poderão os candidatos a prefeito concorrem por coligação de partidos.

De plano, já se vê que não haverá a figura do candidato “puxador de votos” dentro de uma coligação para cadeiras do legislativo municipal. Mas, como antes dito, um grande momento ao eleitor em avaliar quem bem se apresentou e se desincumbiu nas ações, enquanto gestores, ou apenas pré-candidatos, em todos assuntos ordinários da vida social e, muito mais, em relação à Covid1-9 e às enchentes que tanto assolaram as comunidades desse vale.

Carlos Augusto Fiorioli, promotor de Justiça, integrante do Ministério Público em Lajeado

Fonte: independente.com.br/um-novo-normal-para-as-eleicoes-2020

Comentários estão fechados.

Veja Também

Em nova busca, Polícia Civil encontra bolsa e outros pertences de jovem desaparecida em Soledade