Home Destaque Vacinação contra Brucelose ocorre neste mês de maio em Machadinho

Vacinação contra Brucelose ocorre neste mês de maio em Machadinho

3 Primeira leitura
0
0
23

O produtor rural deve ficar atento ao cronograma de vacinação contra a brucelose no município de Machadinho. Através da Lei Municipal, o serviço é gratuito.

Devem ser vacinadas em duas etapas, seguindo os critérios do Ministério da Agricultura, todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 3 a 8 meses. Os machos não precisam ser vacinados.

No mês de abril a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou a inscrição dos animais a serem vacinados. Ao todo 714 terneiras foram inscritas.

A vacinação contra a Brucelose é muito importante por se tratar de uma zoonose de transmissão de animais para o homem. A forma mais comum de infecção e transmissão é através do consumo de derivados crus e não pasteurizados. É possível também a transmissão das bactérias pelo ar ou pelo contato com animais infectados. O produtor que se recusar a vacinar o seu rebanho ficará proibido de retirar ou confeccionar o GTA para transporte.

O proprietário nas datas programadas deverá manter os animais fechados e permanecer na propriedade para acompanhar a vacinação e conferir o serviço prestado. A primeira etapa da vacinação será realizada seguindo as seguintes datas e localidades:

 

ROTEIRO VACINAÇÃO BRUCELOSE MAIO/2021

 

10/05/21 – LINHAS RAIA E ENCRUZILHADA

11/05/21 – SÃO PEDRO, SEDE E TEIXEIRA

12/05/21 – SÃO MIGUEL, TESSARO, BELA VISTA E PINHEIRO GROSSO

13/05/21 – SANTA TEREZINHA E LINHA TIGRE

14/05/21 – BARRO AMARELO

17/05/21 – LINHAS CAFÉ, VITÓRIA E SANTA CATARINA

18/05/21 – LINHAS CANUDO E CANUDINHO

19/05/21 – LINHA POLO

20/05/21 – LINHA COQUEIRO

21/05/21 – LINHA AMBRÓSIO E SÃO CAETANO

 

A segunda etapa está agendada para ocorrer no mês de novembro, com a inscrição do rebanho prevista no mês anterior, mês de outubro.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Silmar Luiz Biscaro
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Machadinho sediou reunião de Secretários Municipais de Educação da região da Amunor

Acompanhe a Entrevista. Na tarde da última quinta-feira (17) foi realizada em Machadinho, …